Não tenho tido grande hipotese de escrever aqui para o cantinho, já que tenho tido exames sempre uns em cima dos outros. Suponho que para os leitores que estudam ou já estudaram tenham uma realidade semelhante, embora que seja mais complicado quando jogamos magic mais a sério. Às vezes ouço as pessoas a falarem em como seria fixe jogar uns pro tours, gps ou até mesmo chegar ao gravy train, mas isto regra geral são as pessoas que jogam o seu ptq ao sábado e vão à missa ao Domingo. Quando se chega ao nível seguinte, em vez de se perder sábados, começa-se a perder semanas e torna tudo muito mais complicado a nível de organização de tempo e performance tanto no magic como nos estudos/trabalho. Eu pessoalmente antes de jogar o meu primeiro pro tour (worlds 2005) tinha média 16 ou 17, cadeiras feitas com 20 e fazia as cadeiras todas, depois passei a ter que faltar a muitas aulas, ter menos tempo para estudar e só poder fazer a maior parte dos exames na segunda época, porque os tipos da wizards não sei porque, marcam os pro tours para as primeiras épocas de exames, será alguma conspiração? 😛 Também em vez de fazer as cadeiras todas, tenho feito 3/4 consistemente, ou seja, deixado uma por semestre por fazer.
Isto para deixar-vos na minha situação presente, agora com bolonha dá para acabar o curso assim que fizer todas as cadeiras até ao terceiro ano e no inicio deste semestre faltavam-me 7, 2 do primeiro semestre (que atrasei no 2º e no 3º ano) e 5 de 2º semestre, sendo que atrasei uma o ano passado. Embora este semestre só possa fazer as de segundo semestre (daí a divisão duh), ou seja 5 cadeiras que vamos chamar A B C D E.
Eu nem andava muito animado para este semestre, mas a faculdade para compensar os alunos em transição para o sistema de bolonha, deixa a quem faltarem 4 cadeiras para acabar tudo ao terceiro ano, fazer 4 na época de Setembro, o que é uma boa ajuda, de modo que comecei a acreditar que poderia fazer 3 cadeiras agora e 4 depois, já que contava fazer 3.
Cadeira A: A cadeira A não posso fazer, isto porque o professor a meio do semestre meteu um trabalho obrigatório para 8/20 valores, que era “simplesmente” fazer um cliente de webmail em 3 semanas… Se calhar assim dito parece uma coisa simples, mas os leitores que entenderem de programação imaginam a complexidade da coisa, mas eu até fazia o trabalho, não fosse já ter que fazer um trabalho na cadeira B em simultaneo, pelo que não fiz o trabalho e não consegui fazer a cadeira.
Cadeira B: Esta é atrasada do ano passado, o ano passado irritei-me com o professor das aulas práticas e não fui a mais nenhuma logo no inicio do semestre, pelo que quando cheguei ao exame não consegui tirar a nota minima na parte prática, embora a tivesse na parte teórica. Ainda tive que durante o exame ouvir o professor dizer “Que andas a fazer André?”, sendo que o professor sabe que jogo magic, pois no ano anterior tive que pedir para adiar um trabalho noutra cadeira dele. Ele até poderia ter razão, mas não teve, nas outras 3 cadeiras desse semestre passei com 14, 17 e 17, que a meu ver são boas notas, o que demonstra que não estava propriamente a “cagar-me” para a faculdade. No entanto, este semestre tive uma professora brasileira muito simpática a dar as aulas práticas, pelo que fui às aulas e tive 5,59/6 na soma dos 3 trabalhos. Já fiz o exame e penso que vou passar, mas tenho que esperar até terça-feira.
Cadeira C: A cadeira C é uma cadeira opcional, onde não fui a nenhuma aula teórica e o professor não tem informação quase nenhuma nos slides sobre a matéria leccionada, ainda por cima o trabalho que houve, fiz mas não o apresentei porque estive no hospital no dia em que era para apresentar e no dia em que combinei com o professor depois apresentar tive umas complicações que surgiram ao longo do dia e não deu para lá ir, então fui para o exame com menos 4 valores. Para estudar pedi os apontamentos a uma colega, que tinha os apontamentos passados a scanner no computador (high tech) e passei tudo a limpo. Não contava passar a esta, já que ia para o exame muito atrás, mas pronto, ainda tirei 10 e é a primeira feita do semestre.
Cadeira D: Para esta fui às aulas práticas todas que pude, não tive muito tempo para estudar, já que era no meio dos outros exames, mas li o máximo que consegui sobre a matéria em algumas viagens de avião. O exame era de 5 perguntas, sendo que a primeira valia 8 valores e era relativamente fácil. Eu nesta contava passar, já que resolvi as 3 primeiras perguntas, qual não é o meu espanto, quando vou ver a nota e aparece R (reprovado), mando um mail ao professor para saber a minha nota, já que se tiver 8+ posso pedir exame oral, mas ele simplesmente me ignora, pelo que vou ter com ele no horário de atendimento para ver o exame, onde vejo que tinha as perguntas que fiz todas certas, excepto por erros minimos sintáticos, sendo que na primeira pergunta faltavam 2 virgulas em vez de ter metido [A] meti [A|[]], sendo que ambos estão correctos, mas o segundo é menos óbvio, algo do género 4 e 2+2. Com estas 2 falhas deu-me apenas 30% da primeira pergunta… yeah, não fiz a cadeira porque não meti 2 virgulas…
Na segunda pergunta, era uma função que fazia algo a uma lista de valores e no fim invertia a ordem, eu tinha um erro qualquer na minha função de inverter, então ele diz que não valia ler o resto, pelo que me deu 10%. “Então e a terceira pergunta professor?”, “Já não dava para passar, pelo que não a corrigi!”. lol…
Cadeira E: A cadeira E tenho exame no sábado, ainda vou ter que estudar para ela, mas é uma matéria que eu até sei, tenho é que ver as justificações matemáticas e espero que corra bem.
Até ver estou 1-1 e tenho que fazer 3-1 nos exames, vamos lá ver como corre o de sábado e a nota do B. Sábado escrevo um post a contar como correu e quando souber as notas conto os resultados.
Ainda estás a ler? 😛
Isto deve ter sido muito chato de ler eheh
PS: Não reli, fui só escrevendo, de modo que isto deve estar cheio de erros.