Balanço de Junho e gestão de downswings

5 min leitura -
Gráfico de Junho (sit-n-gos):

(68% de rakeback equivalente a todos os benefícios de ser SNE)

Como podem ver pelo gráfico, Junho foi o meu pior mês de Poker até agora. Acabei por perder cerca de $45k nos jogos, ganhar $15k no rakeback, terminando o mês cerca de -$30k.

Não vou analisar stake por stake, visto a amostra individual de cada stake ser demasiado pequena para tirar qualquer tipo de conclusões. Essas conclusões vou tirar pela análise do último trimestre e se for preciso do último semestre.

Gestão de banca

Quando penso no médio prazo (3-6 meses) ou até mesmo no longo prazo (1-2 anos), não penso muito na variância, concentrando-me mais no valor esperado, visto ser esse o valor que me permite fazer estimativas do hourly rate, que é o que realmente conta. Dito isto, a variância tem um papel extremamente importante na gestão de banca e variância existe para cima e para baixo!
É fundamental ter uma banca suficientemente grande para aguentar os downswings e ao mesmo tempo, não andar a fazer cashouts à maluca quando se está a ter um upswing

No meu caso em particular, sinto-me confortável a jogar com 200 buy-ins e como tem estado a ser um ano espectacular, tinha mais de 400 buy-ins do stake mais alto na minha banca de Poker. O que quero dizer com isto, é que como não tinha andado a gastar dinheiro à maluca nos meses bons, pude continuar a jogar os mesmos valores nos meses maus.

Parte física e emocional

No inicio do mês também comecei a fazer um treino mais intensivo no ginásio e andava bastante cansado. A juntar ao cansaço derivado do treino, apareceu o cansaço derivado das derrotas diárias na arena online. Perder dia após dia é cansativo, acreditem!

Depois de perder dia após dia, o meu instinto de sobrevivência começa a levar-me a perguntar “será que já não consigo bater estes jogos?” “será que os meus adversários perceberam como jogar contra mim?”.

Muitas vezes nos fóruns leio comentários de jogadores vencedores e dizerem coisas do género:

“Um jogador profissional, tem que jogar quando está a perder tal como quando está a ganhar”
“Quando estou a perder, fico mais motivado para jogar e jogo sessões maiores”

Eu não concordo com esta linha de ideias e acho que se perde dinheiro com elas.

Uma pergunta… Acham que um treinador mete um jogador de futebol a jogar com um braço partido? Claro que a menos que seja guarda-redes em teoria dá para jogar com um braço partido, mas não vai ter a performance que teria normalmente e teria que jogar extremamente condicionado.

Eu vejo os downswings como lesões de um jogador de Poker. Quando há um downswing, é importante abrandar o ritmo (às vezes até parar), de modo a recuperar para depois voltar em força. Normalmente volto mais forte dos downswings, porque é quando passo mais tempo a estudar. O estudo é fundamental para eu recuperar os níveis de confiança. Quando faço uma jogada e vejo a jogada a correr mal, o que realmente faz diferença a nível emocional é a diferença entre ACHAR que era a jogada correcta e SABER que era a jogada correcta.

Acho que uma das razões por muitos dos melhores jogadores serem arrogantes é porque é necessária uma quantidade grande de auto-confiança para aguentar os momentos maus da profissão. No entanto, muitos acabam por ser vítimas do seu próprio ego e jogar quando não deviam ou fazer jogadas que sabem ser ev-.
Eu não sou tão dotado como muitos dos meus oponentes, mas como consigo ser mais equilibrado a nível emocional, consigo competir a um nível interessante.

Resumidamente, quando estou a ganhar, tento jogar o máximo possível, mas quando estou a perder, jogo o menos possível, de modo a consciencializar o que se está a passar e poder estudar,  melhorar a qualidade do jogo e reestabelecer a confiança em mim próprio.

Este mês foi particularmente difícil, no entanto… olhando para trás, acho que foi um mês com um valor esperado muito elevado. Digo isto, porque, a nível do ginásio já consigo fazer o novo treino sem me sentir exausto. Os meus níveis de concentração voltaram a estar bastante altos e acho que consigo jogar 8h/dia. A nível de estratégia, fiz descobertas muito importantes e acho que o meu jogo melhorou substancialmente. E, mais importante que tudo isto… sinto-me bem e motivado!

Pode ter corrido mal o mês, mas estou melhor preparado para os próximos meses do que estava antes de Junho.

VPPs

Este mês joguei cerca de 80h e ganhei cerca de 130K VPPs. Para as horas que joguei foi óptimo, mas convém ter em atenção, que se eu tivesse jogado 160h, não tinha feito o dobro dos VPPs, porque nem sempre há os jogos mais altos, talvez tivesse feito 200k VPPs ou assim.

De qualquer modo…, nas próximos 2-3 semanas faço os 82K VPPs que faltam 🙂

——
Podem jogar na minha liga em Julho, $215 para o vencedor!
Venham também jogar comigo no meu HomeGame

Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem