O que eu fiz aqui?

3 min leitura -

No último Que fariam aqui?, deixei a seguinte situação:

Posso dizer já que eu optei pelo Fold, o johnnyka19 mostrou algo do género A6o e o woozah123 ATo.

Houve muita gente a dizer que era Fold e um pouco menos a dizer que era Call. Eu entendo ambas as partes e é por isso que achei que seria uma mão interessante para debater. Muitas vezes o importante não é a jogada que se faz, mas o porquê da jogada e a maior parte dos leitores tinham argumentos válidos. Não concordo porém, com quem disse algo do género “Acho que a jogada correcta era Fold, mas eu dava sempre Call”. Se acham que uma determinada jogada é correcta, façam-na!

Passando agora à análise… Eu dei 30% ao jogador do Button e 15% ao jogador da SB. Ambos os valores são uma estimativa baseada na minha experiência. Talvez pudesse dar um range ligeiramente mais tight a eles, mas vamos ver o resultado com estes ranges…

Segundo o SngWizard precisamos de AA para dar aqui o call e com os ranges que meti, perdemos 5.4% de equity nesta jogada se dermos call com o QQ. Porque é que isto acontece? Porque ao dar-mos call temos que ganhar a ambos os jogadores para ganhar o torneio e caso pelo menos um deles tenha uma mão melhor que a nossa perdemos o torneio. No entanto, se optarmos pelo fold, vamos ganhar o torneio sempre que o Button ganha a mão, mais a possibilidade de ganhar numa das mãos seguintes.

Esta situação é interessante, porque, antes da mão temos 24.5% de equity e se dermos o call, passamos para 25.67%. Ou seja, ganhamos 1.17% de equity! No entanto, se optarmos pelo fold passamos para 31.07%, ou seja, ganhamos 6.57% de equity. É uma situação em que a acção anterior a nós é extremamente favorável e podemos fazer o que quisermos que ganhamos sempre dinheiro nesta situação, podemos é ganhar substancialmente mais…

Se os metermos com ranges mais tights ainda vai ser uma situação pior para o QQ e acho que não vão ter ranges mais wide do que os que meti, pelo que penso ser uma análise completa.
——
Venham também jogar comigo no meu HomeGame

Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem