Massas e gordas

4 min leitura -
Esta semana já fui ao ginásio uma vez.
Aproveitei para me pesar e ganhei cerca de 3KG na semana de férias. Era algo planeado, estava a precisar de estar uma semana sem controlar a comida e não fazer mesmo nenhum como se costuma dizer. De qualquer modo, mesmo ganhando 3KG estou com um saldo de -11KG no ano, o que é bom tendo em conta que o goal do ano é -10KG.

Em relação ao treino, como falhei uma semana, tive a fazer o cardio sem abusar muito (500cals em 50 minutos) e depois na parte da musculação, fiz 2 séries de um exercício para cada grupo muscular com pesos que não representam um esforço grande. A ideia é devagarinho voltar ao ritmo de trabalho. O meu personal trainer costuma dizer que uma das grandes asneiras que as pessoas costumam fazer é estarem X tempo sem treinar e depois quererem logo voltar ao que estavam a fazer antes e isso costuma dar em asneira. Eu para além do treino, gosto sempre de lhe fazer muitas perguntas sobre os exercícios e coisas relacionadas, de modo a também ir aprendendo um pouco sobre o assunto.
De qualquer modo, correu bem o treino, na próxima semana devo treinar 4x em vez de 3x para compensar um pouco os treinos que faltei e acho que no final de Agosto volto ao peso que tinha antes das férias, ou pelo menos à percentagem de massa gorda que tinha.

Hoje tive a consulta com a nutricionista e normalmente acabo por me esquecer do que lhe quero perguntar, no entanto desta vez fui tirando notas no telemóvel à medida que me iam surgindo as perguntas, então foi uma sessão super esclarecedora!
Por exemplo…, Não tinha ideia de quão boas ou más as pipocas no cinema eram para a dieta… parece que mesmo nos pacotes pequenos estamos a falar de à volta de 1000 calorias! GG. Outra resposta interessante, foi que não convém misturar arroz com feijão preto (vou ter saudades :() e que é preferível comer o feijão preto em vez do arroz.

Depois pesou-me numa balança profissional que ela lá tem e tivemos a comparar os valores. Ainda perdi cerca de 1KG desde a última consulta (huff! :P). Perdi cerca de 2% de massa gorda e ganhei cerca de 2% de massa muscular. O grande senão, foi que ganhei um pouco de gordura visceral? (barriga!) em relação à última consulta,  isto derivado das férias. De qualquer modo, já tem um prazo de validade! 😛

Algo que eu andava a fazer mal…, andava a meter azeite demais na salada ao jantar, acho que são cerca de 135 calorias por colher de sopa, e eu metia o azeite “à grande”.

Agora como tenho andado a fazer treinos mais longos (1h e meia – 2h), vou começar a comer uma barra energética e a beber uma isostar depois do cardio, para repor “as cenas” que perdi (sais minerais?) e aguentar o treino melhor. O que estava a acontecer, é que eu antes fazia treinos de 1h-1h:30m e como passei a fazer mais meia hora de treino faltava-me a força na última meia hora.

Pronto…, acho que é isso. É possível que eu tenha escrito alguma barbaridade e peço que não sigam o que eu digo aqui sem consultarem um profissional da área! Eu tento descrever aquilo que capto, mas nem sempre é correcto.

Domingo volto à acção, 37K VPPs para SNE!

——
Venham também jogar comigo no meu HomeGame

Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem