Depois no dia 19 de Agosto perguntei o que fariam nas seguinte situações:
Agora vou explicar o que eu fiz e porquê.
#1: Optei pelo fold. Lembro-me de um caso muito semelhante em termos de grandezas de stacks no bubble onde era preciso algo do género 80% ou 90% de equity e simplesmente não a vou ter com top pair, mau kicker.
#2: Esta situação do género Short->Chip Leader->2nd é muito frequente e o jellycz sabe que eu não posso dar call com muitas mãos, pelo que é a altura ideal para vir buscar fichas a um custo extremamente barato. É difícil metê-lo num range, porque 100% deve ser correcto, mas não sei se ele o faz. No entanto, vamos considerar algo do género 80% como alguém sugeriu nos comentários.
Neste tipo de situações SC2 (short->CL->2nd), onde o bubble factor é muito alto(O 3º não ganha nada e o top2 ganha o mesmo) é quase sempre incorrecto dar call de AK (chocados?), isto, porque contra ranges do género 80-100% das mãos, AK tem muito menos valor do que pares, chegando até a haver casos onde é correcto dar call com 88 e optar pelo fold com AK!
Neste caso em particular, como ainda temos 20BB+, eu penso que TT seja um fold e o range correcto seja algo do género JJ+ ou QQ+, pelo que optei pelo CALL.
#3: Acho que a pior opção aqui é o call. Isto, porque imaginemos que fazemos call, o Hitchcock faz fold, o Nyx86 check e o flop vem Kxx, Axx, ou algo relativamente “wet” tipo 789 ou assim, que fazemos? É uma situação horrível, porque se optarmos pelo fold a seguir estamos all-in e passámos de um spot onde iamos ganhar o torneio pelo menos 50% das vezes, já que o Hitchcock ia estar all-in primeiro que nós e agora somos nós que vamos estar all-in primeiro. Pelo que o call penso ser a pior opção.
O fold é melhor, porque como disse temos garantidos ganhar 50% das vezes.
No entanto, penso que a melhor opção seja o ALLIN. o Nyx86 vai acabar por fazer fold tipo 5% das vezes ou algo do género (acontece, sim!) e QQ contra uma mão random tem cerca de 80% de equity.
Comparando ao nosso fold, em que o hitchcock vai ganhar o all-in cerca de 50% das vezes e ficar com 480 fichas metade das vezes com nós com 310 fichas a passar pela BB a seguir, parece-me melhor. Isto, porque temos uma pequena % em que vamos para as 730 fichas, uma enorme % em que vamos para as 840 fichas e em ambos os casos, o Hitchcock fica reduzido a 2 antes (80 fichas). Claro que se eu for allin e ele der call, fico super contente, porque ele vai ter que ganhar a duas mãos, sendo uma delas QQ e ainda vou ganhar quase sempre o sidepot.
#4: Lembram-se daquilo que eu estava a dizer sobre o AK antes? AKo, ganha tipo 2/3 das vezes contra uma mão aleatória. Portanto, se ignorarmos o caso em que o chip-leader é amigo do JuanchoR e decide não meter as 20 fichas que ficam a faltar para ir a jogo na próxima mão, vamos ganhar o torneio cerca de 50% das vezes na próxima mão!
Então, por um lado temos tipo 65% de hipóteses de passar às 540 fichas, deixando o adversário com 160 fichas e perdemos 35% das vezes. Por outro lado, ganhamos 50% das vezes na próxima mão e não ganhamos, ainda ficamos com 70 fichas (pagamos a ante) para continuar a luta…
FOLD!
Como podem ver, estes torneios funcionam um bocado na base do xadrez, do magic: the gathering, ou de muitos outros jogos de estratégia por turnos.
“O que faço se acontecer isto?”
“O que faço se acontecer aquilo?”
“O que se vai passar a seguir?”
etc etc etc
Em vez de estar só a meter os cálculos matemáticos como tinha feito nos posts anteriores, preferi desta vez explicar o meu raciocínio durante as mãos. Para o futuro, o que preferem?
——
Até ao final de Setembro se precisares de apoio profissional lê as instruções do “Ask the Pro”!
Venham também jogar comigo no meu HomeGame