Ask the pro: gestão de banca

3 min leitura -

Muitas pessoas jogam Poker durante um determinado período de tempo e quando já têm alguns ganhos começam a questionar-se sobre a possibilidade de se tornarem profissionais.
Uma das perguntas que me deixaram no “Ask the Pro” era sobre essa temática e sem mais demoras, deixo-vos aqui a pergunta e a resposta:
Pergunta:
Tenho jogado com algum lucro, essencialmente obtido através de bónus e rakeback, torneios double or nothing (na maior parte das vezes) e um pouco de tudo. 
Principais problemas: 
– variar constantemente de jogo e de sala
– tilt (numa hora sou capaz de destruir o trabalho de um mês por ex. jogando nl 200 com banca inferior a 1k)
– lidar com a pressão quando após subir de limites as quantias de dinheiro começam a ser significativas para o meu dia a dia
Gostaria de estabilizar num jogo/ sala e melhorar os meus problemas e aumentar os meus lucros.faço algum lucro e jogo há cerca de 3 anos, a minha banca varia muito (entre saques e tilt) mas anda normalmente pelos 1000 euros

Resposta:
Penso que aqui o problema principal é não saberes bem o que o Poker representa para ti.
Por um lado queres que seja um part-time que complemente os rendimentos do teu trabalho, mas por outro lado fazes uma gestão de banca um bocado amadora e acabas meu perdido.
Se estiver enganado e quiseres simplesmente continuar a jogar pela adrenalina ou pelo divertimento, peço desculpa e ignora o que vou dizer a seguir.

1) Escolhe apenas um jogo e dedica-te aprendê-lo, se possível dominá-lo. Os outros jogos, estão a desviar-te do teu objectivo.
2) A gestão de banca tem que ser sagrada, joga sempre com PELO MENOS 50-100 buy-ins para sit-n-gos.
3) Os cashouts têm que permitir o crescimento de banca. 
    O que podes fazer é por cada sit-n-go que jogues, defines uma percentagem do lucro que é para cashout. Podes considerar o rakeback nas contas como quiseres.
    Ex.: Jogas sits de $10 com um roi de 10%, ou seja ganhas $1 por torneio, podes definir que vais tirar 80% do lucro, ou seja $0.80/torneio. No final do mês, jogaste 500 torneios, tiras $400.

Estas 3 regras permitem-te ir subindo a banca, visto não tirares 100%+ do lucro e ao mesmo tempo ter alguma estabilidade nos cashouts. Se estiveres a fazer tudo direitinho e correr bem, vais subindo a banca, subindo de stakes e tirando um salário estável. Se a coisa não estiver a correr bem, a banca vai automaticamente fazer-te baixar de limites, até encontrar o limite onde és ganhador, porque és obrigado a jogar sempre com X buy-ins ([50,100]).
Nunca vais ter o problema das quantias de dinheiro serem muito altas, porque existe automaticamente um ajuste no dinheiro da tua banca e do teu dia-a-dia 🙂
Só te tens de preocupar em seguir o plano, estudar o jogo para melhorar e jogar.

Espero que tenha sido útil este post, deixem comentários com a vossa opinião sobre o tema e a vossa história!
——
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem