Depois do Poker

5 min leitura -

Como tinha dito no último post, vou começar a abordar aqui alguns assuntos que nunca foram abordados no cantinho. Aqui vai o primeiro…

 

O Poker Online é uma ferramenta espectacular para alguém recém-licenciado como eu, que aos 22 anos de idade, tinha menos de €1000 na conta bancária e estava disposto a trabalhar mais do que os meus adversários para ganhar dinheiro. É possível assim ganhar centenas de milhares de euros no espaço de 1 ou 2 anos e em alguns casos extremos (i.e. ainda mais extremos: milhões de euros.)

Não estou a dizer que todas as pessoas consigam fazê-lo, só que efectivamente é possível e que isso é quase impossível fazer de forma determinística fora do contexto do Poker.

Hoje em dia, já se lê em alguns blogs de jogadores Americanos, eles a falarem de para além de jogar Poker, ser importante ter algum tipo de rendimento sem variância. Falam de patrocínios de salas, vídeos educativos, “coaching” e livros.

Falando destes temas…

  • Hoje em dia não dou “coaching”, porque a médio prazo, não me compensa tornar os meus jogos mais difíceis.
  • Vídeos educativos, vou fazendo qualquer coisa para a PokerStars, mas como regra geral são para níveis iniciantes, acho que não me vão prejudicar muito.
  • Livros, é algo que me agrada, visto fazer uma vez e depois continuar a receber “royalties” indeterminadamente, mas acho que ainda sou muito novo para escrever um livro.
  • Em relação a patrocínios, felizmente já tenho um patrocínio excelente.

De qualquer modo, nos quatro temas que acabei de mencionar, estamos a falar de soluções para o problema do “tempo extra” e tendo em vista a converter esse tempo em dinheiro/rendimentos. Costumam mencionar estas soluções como o  “business side of Poker”.

Voltando agora ao jogo do Poker…

À medida que se vai subindo nos escalões do Poker, o ROI (retorno do investimento) vai sendo menor e menor, até que chega a um ponto em que é mínimo, mas mesmo assim compensa jogar com esses valores em comparação com valores mais baixos, porque digamos, “é um pedaço menor de um bolo muito maior”. Há esta evolução, até chegar ao ponto em que a pessoa já não consegue subir mais por razões não-financeiras (ex.:jogos muito difíceis, falta de acção, etc). Nesta altura tem sentido procurar qualquer coisa extra Poker para aplicar o capital que não está a ser aplicado nas mesas de Poker.

Eu já tinha mencionado que 10% do que ganhava era para solidariedade, mas nunca mencionei o que fazia com o resto. Ora bem, cerca de 65%-70% do que ganho meto à parte para investimentos e gasto cerca de 20-25% no meu dia-a-dia Eu acho que isto é fundamental, porque embora eu neste momento consiga ganhar imenso dinheiro a jogar Poker online, não sei como vão ser as condições daqui a 2 ou 3 anos. Acho que li em algum lado “esperar o melhor, mas estar preparado para o pior”.

Comecei por comprar em 2011 um apartamento T4 que tenho arrendado a estudantes, que todos os meses me transferem o dinheiro das rendas. Optei por arrendar a estudantes, porque sendo uma casa perto do metro, o retorno é substancialmente maior do que arrendado a uma família. Confesso que como tudo na vida, começar foi um bocado assustador, porque eu não conhecia ninguém no meio, não conhecia advogados, contabilistas, empreiteiros, etc. A minha namorada também quis aprender o negócio e dividimos as tarefas, de modo a criar a nossa equipa e o nosso plano de negócio. Hoje,  já tenho a minha equipa formada e sempre que há um problema, faço uma ou duas chamadas e o problema é resolvido. Não fiquem a pensar que ando a arranjar sanitas… 😛

Fiz o investimento com 100% do meu capital, visto eu não querer estar a arriscar o dinheiro de outras pessoas sem dominar o negócio e os bancos estarem a oferecer “spreads” horrorosos de momento. Mas no futuro, pretendo aprender também sobre financiamentos de modo a aumentar os retornos.

Eu não quero ter X dinheiro na minha vida e acho que se uma pessoa achar que vai ser feliz quando tiver X dinheiro, por mais que seja, nunca o vai ser… O meu objectivo é receber mais de rendas do que o que gasto nas minhas despesas. Pois, aí serei financeiramente livre e só terei que trabalhar se quiser. O que é na minha opinião algo com um valor significativo e vale mais do que andar a gastar dinheiro em “bling bling” e a ser “baller”.

O Poker Online proporciona-me o meu estilo de vida e honestamente não sei o que faria sem o ter tido na minha vida. No entanto, é um meio para alcançar algo e não um fim. Nos próximos anos, o plano é continuar a jogar Poker, ir metendo dinheiro de parte e ir comprando imóveis que me paguem rendas.

Podem acompanhar neste blog o que se vai passar a seguir 🙂