Sorte, Azar e Atitude

6 min leitura -

Um dos meus temas favoritos é certamente o da sorte e do azar. Certamente podemos ver este tema em toda a na nossa vida e no entanto não é tudo o que lá está.
bad luck good luck
Não vou divagar muito sobre o tema, porque senão ainda me perco aqui e tenho um jantar marcado daqui a 2 horas, pelo que vou falar apenas das minhas últimas experiências e pensamentos.

Por vezes as coisas correm mesmo mal no Poker e quem me tem acompanhado sabe que este mês tem sido terrível. Quando isto acontece, por mais resultados que eu tenha, eu acabo por me perguntar

  1. “Será que ainda consigo ser ganhador no Poker?”
  2. Será que é mesmo possível ser ganhador de forma consistente no Poker?
  3. Será que até agora simplesmente tive sorte?

Já fizeram algumas destas perguntas a vocês mesmos? Eu certamente já e acho que se alguém nunca o fez, tem um ego tão grande que lhe vai custar dinheiro eventualmente, mas isso é outra conversa de qualquer modo…

Vou falar-vos um pouco das respostas que encontrei.

#1: Como é que se ganha dinheiro a jogar Poker?

Ganha-se dinheiro, quando na mesma situação o nosso adversário comete um erro que nós não cometemos e existem mais situações de erros do adversário do que nossas. Isto considerando os diversos pesos de cada situação, que nem todos os erros são iguais.

Claro que para isto ter sentido, é preciso jogar uma amostra suficientemente grande para podermos estar ambos nas mesmas situações e aproximarmos-nos o mais possível do valor esperado das situações de jogo.

Portanto, aqui a verdadeira questão é…, quem está a cometer mais erros? Eu, ou os meus adversários? Os que eu cometo são mais ou menos graves?

Felizmente ainda vejo muitos adversários, mesmo nos stakes mais altos a cometerem alguns erros graves por uma razão ou por outra e também tenho trabalhado em corrigir lacunas na minha estratégia.

#2: Será que é mesmo possível ser ganhador de forma consistente no Poker?

Aqui costuma-se pensar no seguinte gráfico:

Já conheciam? É o gráfico do meu colega de equipa “nanonoko” entre Agosto de 2008 e Abril de 2010.

Ele joga cash-games, pelo que fui buscar um de sit-n-gos também:

Eu meti 60% de rakeback nesta pesquisa, só para dar uma ideia melhor dos ganhos reais. (A linha verde é que conta: $1.4 Milhões)

Para quem ainda não sabe, é o gráfico lifetime do meu colega de equipa Jorj95.

Que têm ambos os gráficos em comum? Muito volume e seguem na mesma direcção, para cima!

Depois de ver estes gráficos com volumes tão grandes, vejo rectas tão uniformes, sempre no mesmo sentido, que acredito mesmo ser possível. E se é possível para os outros, porque não para mim?

A titulo de curiosidade, também fui ver o meu entre 2009 e 2011 a supor 60% de rakeback.

Os meus resultados são um pouco mais humildes, mas a tendência é a mesma.

Será que até agora simplesmente tive sorte?

Comecei a pensar nas experiências positivas que tenho tido na vida e realmente pareceu-me que tenho tido imensa sorte. No entanto, depois comecei a pensar nas experiências “negativas” que me aconteceram e…, se calhar nem tudo foi sorte.

É fácil olhar para trás e lembrar-me de quando ganhei o campeonato do mundo de magic, mas e aquelas dezenas de campeonatos em que eu estava no avião na ida para casa a pensar no que tinha corrido mal? Os dois campeonatos em que fiquei em 2º lugar e com o sentimento que tinha mesmo perdido o campeonato. Está certo que naquele campeonato do mundo tive imensa sorte, mas tive várias experiências negativas, onde tive azar antes disso.

Hoje em dia tenho uma namorada fantástica e orgulho-me de dizer que para além de namorados, somos companheiros na vida. Certamente tive sorte em encontrá-la. Mas, olhando para trás, houve experiências más, relações que não funcionaram e vários anos sem uma namorada.

Actualmente, sou jogador profissional de Poker e sou patrocinado pela maior casa de Poker online, a PokerStars. Certamente tive sorte por ter encontrado o Poker online, mas “porra”, quantas vezes as coisas não correram mal e uma parte de mim queria desistir? Posso até falar dos primeiros depósitos que fiz em 2005 para começar a jogar, eu não sabia nada de Poker e fui depositando e perdendo com algum dinheiro que tinha ganho no magic. Por volta dessa altura comecei a escrever um blog e acabou por ser algo bastante positivo na minha carreira, já que me permite ter um alcance que não teria de outra forma. Não me lembro de muita coisa no Poker entre 2006 e 2008, mas lembro-me de ter sorte e ganhar uma quantia simpática num torneio. No entanto, o magic durante essa altura foi um passeio no deserto e acabei por gastar a maior parte desse dinheiro do Poker no magic. O Poker, também me correu mal nos últimos meses de 2009, quando eu estava a trabalhar imenso para atingir o estatuto de Supernova Elite. Em 2010 e 2011 também tive meses horríveis em que nada corria bem para mim, mas mais uma vez digo: eu não desisti, e não o fiz, porque acho que tenho razão e consigo trabalhar mais do que os meus adversários quando é preciso.

Tenho tido muita sorte na minha vida? Sim, claro, mas também tenho tido muito azar e quando as coisas correm mal tento entender o que se está a passar, ser o mais honesto comigo próprio e se acreditar que podem correr melhor, sigo em frente!

A sorte e o azar nunca controlamos, mas a atitude controlamos sempre!

PS: Lembrem-se que pelo menos uma vez na vida TODOS NÓS tivemos imensa sorte e fomos os vencedores…

PS2: Senão, não estávamos cá…