Recordes, poupanças e desabafos

4 min leitura -

Quando penso no meu último Maio, lembro-me do quão bem correram os satélites que decorreram durante o SCOOP. Mas, parece que já foi há uma eternidade que bati pela última vez o meu recorde de “melhor mês de sempre“.

Hoje venho falar de 2 recordes, mas infelizmente não são algo que me traga alegria…

Este Março que acabou a semana passada, foi o meu pior mês de sempre no Poker e Abril não começou melhor…

Dia 2 de Abril foi o meu pior dia de sempre no Poker!

Vou referir um pequeno excerto do livro que ando a ler agora:

“If you work in a randomness-laden profession, as we see, you are likely to suffer burnout effects from constant second-guessing of your past actions in terms of what played out subsequently.” 

– Nassim Nicholas Taleb  (“The Black Swan”)

Tenho sentido na pele o que o autor do livro se refere e acho que o pior nem é isso, mas as consequências…

Como acabo por dormir pouco/pior durante a noite…, depois ando mais cansado durante o dia e torna-se mais difícil atingir um nível de concentração aceitável. Isto por sua vez prejudica os resultados e como podem imaginar, o sono durante a noite não melhora à medida que as coisas pioram, criando assim um ciclo perigoso…

Quando durmo mal, acabo por: jogar mal, conduzir mal, não conseguir treinar em condições no ginásio e por vezes, acabo por até ser desagradável para quem está à minha volta.

Podia ter começado a tomar qualquer coisa para dormir, mas do que li sobre o assunto não me parece ser grande solução. Também podia ter tirado uns dias de férias, mas se quero fazer 2 milhões de VPPs este ano, não posso dar-me a esse luxo agora. Então, comecei a organizar o meu horário de forma diferente. Nada de ginásio nos dias em que é para trabalhar, ou logo antes das aulas de condução e tenho jogado 3 dias por semana.

Sou por natureza optimista e ao inicio do dia há sempre a esperança que com o novo dia, as coisas mudem e comecem a correr melhor. E que palavra tão portuguesa, ESPERANÇA! No entanto, as coisas às vezes continuam a correr tão mal como dantes, ou ainda pior e é preciso aceitar que as coisas podem não melhorar antes de piorarem.

Se olharem para o gráfico de cima, vão ver que até ao dia de hoje, estou a perder este ano cerca de $70k pré-rakeback e cerca de $3.7k pós-rakeback. Sendo que estou a assumir 68% de rakeback, que vem da equivalência às milestones, cash-bonus e stellar rewards atribuídas aos jogadores de estatuto Supernova Elite. Eu sei que $3.7k é muito dinheiro para a maioria dos leitores, mas face aos níveis em que eu jogo, vamos dizer que é “break-even” no meu caso para simplificar um pouco a questão.

Basicamente são 3 meses sem ganhar dinheiro. Não é que eu passe fome, nem nada do género, porque eu tento ter sempre alguns meses de despesas de parte para o caso de algo do género acontecer. É fundamental prepararmo-nos nas fases boas para as fases más (história da formiga e da cigarra). Isso permite-me aguentar tempos mais inóspitos e não forçar a minha banca do Poker durante os downswings mais violentos.

No entanto, as minhas poupanças infelizmente também não duram para sempre e tenho estado a considerar qual é o ponto em que vou descer de limites. Neste momento, o meu plano é descer se estiver a perder pré-rakeback 300 buy-ins do meu stake mais alto, ou seja $107K. É uma decisão difícil para qualquer um dos lados, porque por um lado, se descer, arrisco-me a diminuir substancialmente o meu potencial de ganhos, mas por outro lado, se não descer, arrisco-me a danificar a minha banca.

Se tiver que descer, vou ter que alterar radicalmente o meu horário e jogar o dobro ou o triplo das horas que tenho estado a jogar para conseguir obter o objectivo dos 2 milhões de VPPs. Descer e trabalhar mais não me assusta, o que me assusta é a possibilidade de estar a descer se ainda for vencedor nos stakes mais altos. Mas, a minha percepção daquilo que se está a passar é limitada e tenho que tomar decisões com ela.

É nisto que tenho estado a pensar nas últimas duas semanas e não tenho tido grande vontade de escrever sobre o assunto, daí não ter escrito nada e peço desculpa aos meus leitores por isso.

Uma Santa Páscoa para todos os leitores!