Falhei

4 min leitura -

Alguns dos leitores já viram o meu gráfico deste ano no sharkscope, mas para quem ainda não viu fica aqui:

Em termos práticos, estou a perder $42,204 este ano ao fim de 4 meses e 20 dias.

Antes de tentar explicar o porquê de estar a perder tanto, vou contar-vos o que se passou nos últimos dias…

Como tinha dito na última actualização, o meu pc teve um problema e a cadeira deixou de funcionar.

Depois disso, encomendei um pc novo, que funciona super rápido, sem lag com várias mesas abertas e o hud a correr. Infelizmente, estava a dar 2-3 blue-screens por dia e tive que o mandar para trás.

Entretanto começa o SCOOP e tinha sensivelmente $120K de banca para Poker online. Como achava que eram rentáveis jogar os $714s e se perdesse 100 buy-ins não tinha que descer de stakes, decidi tentar e ver como corria. Logo no 1º Domingo, joguei o dia todo e depois os jogos à noite ainda estavam melhores que de manhã, cheios de jogadores que eu nunca tinha visto nas mesas dos hypers. Esse primeiro dia até nem correu mal e acabei por ganhar cerca de $14k, então continuei a jogar pela noite dentro nos dias a seguir também.
Infelizmente ao fim de alguns dias tive um downswing enorme e acabei por perder os tais 100 buy-ins.

Eu nunca pensei que isto acontecesse, mas este downswing afectou-me emocionalmente. A minha banca até pode aguentar o impacto permitir-me jogar um nível a baixo, mas a minha banca emocional não aguentou.

Nestes jogos é difícil entender até que ponto somos afectados pela sorte para um lado ou para o outro, porque swings de 200 buy-ins acontecem aos melhores, pelo que demorei muito tempo a perceber que não era apenas azar (mesmo assim, acreditem!, tive IMENSO azar), mas…, a minha estratégia era perdedora nestes torneios!

Agora surge a pergunta, mas se eu o ano passado fui o maior vencedor dos hypers 6-max e tinha uma estratégia claramente vencedora, que se passou afinal?

Nos últimos meses de 2011 tive um downswing relativamente pequeno e aos poucos fui mudando a minha estratégia, jogando mais tight. À medida que fui perdendo mais e mais, fui jogando mais e mais tight, o que tinha sentido para mim na altura, mas agora entendo que é errado por várias razões.

Também fui mudando os meus ranges e acabei por ter os ranges errados para algumas situações… Género, se estamos a fazer all-in UTG com 10BB e só me vão dar calls com A9+ A8s+ e digamos 66+, é preferível ir all-in com T9s do que com A7o, porque tem mais equity contra o range de call e eu estava a fazer allins com mãos do género A7o, quando devia estar com mãos do género T9s.

São pequenas coisas, mas são muitas pequenas coisas que ao longo de dezenas de milhares de torneios, fazem toda a diferença.

A minha estratégia estava errada e eu errei, mas é assim que eu sempre funcionei: experimentar->falhar/perder->aprender->ganhar.

Os “haters” podem dizer que podia ter mudado de estratégia antes, ou que não devia ter jogado tão alto, mas ninguém é perfeito e é a ser quem eu sou que tenho tido sucesso neste mundo do Poker.

E agora?

Vou ter que dar 1 ou 2 passos atrás no meu jogo e voltar a criar uma estratégia vencedora.

Faltam-me 8k VPPs para chegar aos 1M VPPs (SNE), pelo que amanhã devo conseguir renovar o estatuto e receber a milestone dos $20k.

Para terminar, peço desculpa a quem me costuma acompanhar por não ter sido mais activo durante o SCOOP, mas não me estava mesmo a sentir em condições para escrever. Desculpem.