180º

4 min leitura -

Em 2005 experimentei o Poker online pela primeira vez e aos poucos fui investindo algum tempo e dinheiro a aprender o básico do jogo.

Em 2007, queria começar a ter o Poker como uma fonte de rendimento estável e nessa altura tive que escolher o formato que queria aprender. O que se dizia na altura, é que os MTTs eram o melhor caminho para a fama, os cash-games onde estava a adrenalina dos grandes pots e a emoçao, e por último, os sit-n-gos onde se ganhava dinheiro de forma mais consistente.

Como o que eu procurava não era nem a fama, nem adrenalina, mas sim uma fonte de rendimento estável, optei por estudar os sit-n-gos!

Em Setembro de 2008, terminei o curso e quis tentar jogar a tempo inteiro durante um ano para ver como corria e se corresse mal optava por arranjar um emprego na minha área de estudos.

Trabalhei muito nesses últimos meses do ano e como eu era bastante bom para o nível que jogava, tive resultados excepcionais nesse nível, pelo que decidi que em 2009 ia tentar alcançar o estatuto de SNE.

Ao longo de um ano duro de trabalho, consegui atingir o estatuto e tornou-se óbvio que tão depressa não ia ter que procurar trabalho na minha área de estudo.

Nesse ano, também aconteceram dois acontecimentos super importantes na minha vida. Fui escolhido para a 1ª equipa Online da PokerStars e uns dias depois ganhei o campeonato do mundo de Magic: The Gathering.

Na parte inicial do meu contracto com a PokerStars, o meu plano era dedicar uma parte do meu tempo aos MTTs, já que eu tinha direito a dois main events gratuitos por causa do estatuto de SNE e achava que seria importante a nível de patrocínio.

Em 2010 fui jogar a final do EPT em Monte Carlo, mas perdi no 1º dia. O outro main event que joguei foi o WSOP, onde ainda joguei vários dias e acabei nos lugares premiados.

Ainda fui jogando mais alguns MTTs, mas os sit-n-gos foram correndo melhor e acabei por me concentrar mais nos sits.

Em 2011, com o blackfriday criou-se uma situação de curto prazo muito favorável para mim, já que os bons jogadores dos sit-n-gos eram fundamentalmente Americanos e desapareceram durante uns meses. Dediquei-me quase a 100% aos sit-n-gos e ganhei sensivelmente tanto como tinha ganho nos dois anos anteriores juntos a jogar sit-n-gos.

Fui dos 20 jogadores que mais dinheiro ganhou a jogar sit-n-gos em 2011 e o #1 nos hyper de 6 jogadores!

Nos primeiros 4 meses de 2012, os bons Americanos voltaram, os Europeus melhoraram e os hypers tornaram-se bem mais difíceis.

Estava a ganhar muito menos dinheiro do que estava a ganhar no ano anterior, mas a coisa piorou mesmo, foi em Maio. Tive o meu pior mês de sempre e meteu-me o ano no vermelho!

Depois de um mês assim, acho que há 3 opções válidas:

  1. Desistir
  2. Descer de níveis e trabalhar a partir daí
  3. Mudar de estratégia/jogo

A opção #1 está fora de questão, já que não gosto de desistir.

A opção #2 é o que eu tenho feito sempre que tenho estado em situações parecidas. No entanto, não é o que vou fazer desta vez!

Eu continuo a achar que os sit-n-gos são a melhor opção para quem quer uma fonte de rendimento estável, mas…, já joguei quase trezentos mil sit-n-gos…, tornou-se um bocado repetitivo! Também ia ser difícil desta vez descer de nível depois de ter sido o #1 no formato o ano passado. Já sei o que ia haver ao fundo do túnel nessa opção e é algo que já alcancei. Preciso de desafios diferentes!

A minha situação já não é a mesma que era há uns anos atrás quando decidi escolher sit-n-gos como o meu formato. Eu agora já tenho alguns rendimentos extra-poker que me cobrem as minhas despesas e a exposição é algo relevante para mim agora, devido à minha ligação com a PokerStars.

Decidi então optar pela opção #3 e vou começar a aprender/jogar MTTs! 🙂

Nos próximos dias vou contar-vos mais sobre os meus planos/expectativas para esta nova fase da minha vida enquanto jogador profissional de Poker.