No post anterior falei um pouco sobre o coaching que tenho dado à Katerina e logo a seguir ela escreveu um post sobre a perspectiva dela e resultados até agora.
Hoje vou falar sobre a minha mais nova aventura “Pokeriana”, aprender a jogar Torneios (MTTs)!
Achei que a melhor coisa para começar era por ler alguns livros.
Comecei pelo Harrington on Hold’em (Volume 1), que já tinha lido há uns anos atrás, mas senti que o livro já não estava adequado aos tempos de hoje e alguns dos conceitos partiam de pressupostos que já não são válidos.Então deixei o livro a meio.
O jogo evoluíu!
Depois li o Secrets of Professional Tournament Poker (Volume 1) e adorei o livro, acho que está muito bem escrito e todos os conceitos faziam sentido para mim. O Volume 2 tem dois capítulos que continuam o parte estratégica do 1º livro e o resto do livro é mais sobre a parte “extra jogo”. Acho que para quem quer começar a estudar MTTs estes livros são uma excelente escolha e aproveitava para comprar quanto antes, que estão em promoção (33% de desconto) na altura em que escrevo este post.
Nesta altura decidi que não queria estudar o jogo dos MTTs como um todo. O que é que quero dizer com isto?
Eu acho que muitas pessoas optam por começar nos torneios de 180 jogadores, mais alguns MTTs. Jogam, revêm mãos com um coach/amigos e vão evoluindo em conjunto nas diversas etapas dos torneios.
Eu não acho que isto seja mau ou errado, e há imensa gente com grandes resultados em torneios que fez/faz isto.
No entanto, já que estou a começar praticamente do zero e sem grandes pressões, prefiro estudar individualmente cada componente e embora vá demorar mais tempo, tornar-me realmente bom em cada parte e mais tarde no todo.
É uma aproximação ao problema mais ambiciosa, mas se é para fazer algo, quero fazer bem feito, ou pelo menos tentar! 🙂
Dito isto, decidi começar pelo meu jogo “deep-stacked”. Então falei com o Andrew Brokos sobre o que ele achava melhor fazer e ele recomendou-me ler o Small Stakes No-Limit Hold’em.
Li o livro durante as férias e posso dizer que é provavelmente o melhor livro de Poker que li até hoje!
Depois de ler o livro comecei por jogar um pouco de NL50 6-max, mas um pouco depois de ter começado, numa das mesas, 4 jogadores saíram e fiquei só eu e outro Heads-Up. Senti-me tão desconfortável a jogar HU, que decidi que tinha de aprender a jogar HU “deep”.
Inscrevi-me na bluefirepoker para ver alguns vídeos do Phil Galfond e embora eu conseguisse aprender algumas coisas para incorporar no meu jogo, eram demasiados avançados para mim. Então, inscrevi-me no deucescracked e comecei a ver uma série de vídeos sobre HU cash.
Está a ser bastante difícil para mim deixar de jogar em modo automático post-flop e realmente pensar nos ranges das mãos e na dinâmica da partida, mas eu sinto que é aqui que tenho que continuar a trabalhar nesta altura. Vou pausar os vídeos antes das decisões e realmente pensar no que eu faria. Também é possível que tenha uma ou duas horas de coaching por semana, mas se se concretizar eu depois falo sobre o assunto.
Em geral, tenho estudado/jogado cash 3-4h/dia 4-5 dias/semana mais MTTs durante o Domingo todo.
Mas, acho que tirando um ocasional Sunday-Million/Sunday Warm-up e os WCOOP, vou deixar de jogar os MTTs ao Domingo até ter o meu jogo mais trabalhado, já que acho que é mais proveitoso estudar nessas horas.
Isto é um processo relativamente lento e vai demorar tempo, mas estou optimista que até ao próximo SCOOP, consigo ser competitivo nos MTTs e ter uma hipótese de ganhar algo.
A nível de Poker acho que é isto basicamente…
Tinha dito que ia fazer uma critica de alguns livros, mas já ficou aqui uma pequena recomendação dos melhores e não ando com muito tempo livre, pelo que vai ter que ficar para outra altura a critica.
Eu tenho tendência para simplificar demais as coisas e escrever de forma muito sucinta, pelo que se tiver deixado algo menos claro ou vos tenha deixado com alguma dúvida, não hesitem em comentar/perguntar algo!