Equilíbrio na juventude (Opinião)

4 min leitura -

Como este ano está a ser um ponto de inflexão na minha vida, tenho passado algum tempo a pensar no que fiz até agora, no quero fazer, quem fui, quem sou e em quem me quero tornar, etc etc etc

Este post é direccionado para os jovens, com quem vou partilhar a minha opinião sobre alguns temas que lhes possam ser úteis. No entanto, os “mais experientes” também são convidados a ler e partilhar comentários com as suas experiências!

Tenho pensado no conceito de vida equilibrada e penso que varia consoante as idades…

Numa criança, consiste em estudar/aprender, brincar e comer bem.

Para um adolescente estudar, namorar, praticar desporto.

Depois a maior parte dos pais com algum esforço manda os filhos para o ensino superior e aí acho que uma vida equilibrada passa por estudar, namorar e sair bastante.

Mais tarde na vida adulta laboral, é ter um emprego estável, casar/namorar, ter filhos, etc. Algumas coisas chave aqui variam em função dos sexos, pelo que não vou aprofundar muito.

Devo-me ter esquecido de algo que é importante para muita gente, mas foi o que me lembrei assim de repente.

Quando se fala em sucesso, acho que há duas variantes.

O sucesso-próprio, que passa por aquilo que nós realmente queremos e se o conseguimos alcançar ou não. Por exemplo, sei que para muita gente, o maior investimento que fazem é na sua família e ao verem a família a crescer alcançam sucesso-próprio.

O sucesso-relativo, é algo que já passa por aquilo que a sociedade pensa e embora possa muitas vezes consistente com o sucesso-próprio, pode não o ser. Aqui podemos falar do sucesso que a pessoa tem no trabalho, desporto, etc

Desculpem a introdução ser tão grande. Passemos ao que interessa…

Eu acho que para alguém ter um grande sucesso-relativo, isto é, ser um dos melhores em algo, essa pessoa tem que ter durante um determinado período de tempo uma vida desequilibrada segundo os padrões da sociedade.

É um pouco aquilo que se fala quando se diz “fazer sacrifícios para alcançar algo”.

No entanto, não se faça confusão com uma pessoa desequilibrada, a menos que a pessoa o faça a vida toda.

Por exemplo ,no caso dos atletas de topo que muitos dos leitores têm como ídolos, normalmente jogam durante uma ou duas décadas, mas depois podem compensar os desequilíbrios necessários para alcançar o sucesso. Especialmente com o poder/liberdade financeira que usufruem!

Os adultos costumam dizer “aproveita agora, que vão ser os melhores anos da tua vida”.

Na minha opinião, eu acho que vale muito a pena investir em sermos o melhor possíveis naquilo que queremos logo no inicio da carreira.

Primeiro, porque estamos numa altura em que como os sistemas automáticos  são cada vez mais eficientes, acaba por haver menos empregos. Sendo assim, só quem é considerado melhor é que acaba por arranjar emprego.

Segundo, nos empregos mais modernos, os melhores levam uma fatia do bolo muito muito maior do que os empregados medianos.

Terceiro, o investimento que fazemos a nível de trabalho no inicio da carreira, tem um efeito geométrico daí para a frente. Por exemplo, no caso das profissões que dá para subir na carreira, quanto mais cedo subirem, mais dinheiro ganham para o resto da vida e mais depressa podem subir para o nível a cima. No caso das profissões que dependem da fama como os cantores/actores etc, quanto mais cedo tiverem x fãs, mais cedo vão ter 1000x fãs e ganhar mais com isso.

Em relação ao sucesso-relativo, depende muito do que quiserem, mas o que recomendo é não meterem os vossos sonhos nas lotarias/euro-milhões etc. Isto, porque as probabilidades estão contra vocês de uma forma brutal e ao pensarem “Se me saísse o euro-milhões fazia…” não estão a pensar em como concretizar os vossos sonhos sem depender da sorte e acabam por não converter sonhos em projectos de vida.

Por favor deixem um comentário com a vossa opinião e a dizer se gostaram ou não do post. Se houver mais comentários negativos, eu deixo de escrever este tipo de posts e se houver mais positivos  eu continuo.

Os leitores é que mandam! 🙂