Magic, coaching e cenas

6 min leitura -

Nos últimos dois meses dividi o meu tempo pelo coaching com a Katerina, exercício físico, magic e alguns projectos relacionados com trabalho.

GP Lisboa (Magic The Gathering)

Na semana passada houve um torneio de magic aberto e internacional em Lisboa, sendo que o último do género tinha sido em 2005.

Eu e a Katerina decidimos jogar e como tal, quisemos praticar um pouco antes do torneio para não ir para lá sem saber o que se passava. Então, nos nossos dias livres dos últimos dois meses andámos a jogar os torneios que havia em Lisboa e arredores e chegámos a fazer alguns em nossa casa também, quando não havia nas lojas mais perto. Tive resultados bastante bons nesses torneios pequenos, mas a verdade é que mesmo assim não cheguei perto do nível de jogo que tinha em… 2006 ou 2007, altura em que jogava uma boa parte do circuito internacional.

Depois no torneio propriamente dito, o meu resultado foi 6-2-1 (6 vitórias, 2 derrotas e um empate) no 1º dia, mas era preciso 7-2 ou melhor para passar ao 2º dia (quase!). Nestes torneios, pode-se ter até 3 byes no 1º dia consoante os pontos que a pessoa tem, mas eu nem para 1 bye tinha pontos, já que já não jogava torneios grandes desde 2010, o que torna o chegar ao 2º dia substancialmente mais difícil do que alguém com 3 byes.

A melhor parte do torneio foi a parte extra-torneio, já que tivemos alguns amigos a passar uns dias em nossa casa e foi espectacular para meter a conversa em dia e passar tempo com pessoas que partilham alguns dos nossos interesses/gostos!

Para terminar o Magic…, já mais do que uma pessoa me perguntou no se estou a pensar jogar os próximos GPs pela Europa…

A resposta é não, porque  eu no próximo ano vou ter muito pouco tempo livre, já que vou fazer um desafio bastante difícil no Poker. No entanto, ainda não tenho planos para 2014, portanto não descarto essa possibilidade para 2014 🙂

Ficam aqui umas fotografias:

Coaching

Foi um mês muito interessante de Coaching com a Katerina, cheio de altos e baixos.

Começando pelos baixos…, acho que é mais difícil dar coaching à Katerina do que jogar. Isto, porque quando eu jogo e as coisas correm mal, eu tenho mais controlo sobre a situação, já que sei exactamente o que se passou e posso fazer horas extras até melhorar. Quando se trata de coaching, eu sinto-me mal à mesma, mas sinto-me algo impotente, já que é ela que tem que jogar/estudar e não a posso obrigar a trabalhar mais, muito menos quando está a perder e está em baixo emocionalmente!

Lembro-me de um dia em que estava-lhe a correr tão mal, que a levei a jantar fora para a animar um bocadinho, de modo a ganhar alguma vontade de trabalhar no jogo dela e voltar à luta.

Acho que para mim a parte técnica do papel de mentor não é a mais difícil, mas sim a parte psicológica.

A nível técnico, decidi mudar a minha estratégia de coaching!

Antes a Katerina gravava as sessões dela (screencast-o-matic) para mais tarde vermos as gravações  juntos. Depois parava nas mãos que achava interessantes, ou que achasse que ela tenha jogado mal para analisarmos e discutirmos as mesmas.

O problema deste método, é que se desperdiça muito o tempo dela, já que na maior parte do tempo ela está à espera que apareça uma mão em que valha a pena parar o vídeo para analisar.

O que decidi fazer, foi começar a rever as gravações dela sozinho e escrever um documento com a análise das principais mãos

Exemplo de uma mão:

Temos usado o ICMIZER para a maior parte dos cálculos de ICM e tem a vantagem de poder gravar um determinado resultado online e ficar com o link para partilhar. Então, como podem ver na imagem de cima, a Katerina fica com o link dos cálculos e já não tem que meter os dados na calculadora para fazer os cálculos, é só carregar no link!

Este método também tem a vantagem de ela poder rever os meus ficheiros quantas vezes quiser e quando quiser. O que acho que vai ser bom a longo prazo, já que durante um downswing pode rever toda a informação do coaching.

A nível de resultados, tem tido vários altos e baixos e tem jogado entre $18s e $74s. Está com cerca de 55K VPPs, pelo que não é de todo impossível fazer Supernova este ano, mas lá que vai ser difícil vai!

Podem acompanhar o progresso dela em http://fromzerotopoker.blogspot.pt/

Cenas

Como devem ter visto pelas fotografias do Magic, comi algumas coisas que não fazem parte da minha dieta na última semana… e também não tive grande possibilidade de treinar, já que tinha cerca de 8 pessoas a dormir lá em casa.

A verdade é que ao fim de alguns dias a comer “fast-food”, já estava farto e queria era comer uma comidinha mais saudável. Também já estava com algumas dores nas costas de estar tantas horas sentado para jogar Magic em cadeiras desconfortáveis!

Ontem recomecei a treinar e já estou de volta à dieta com vontade reforçada!

Ultimamente deixei de comprar legumes frescos, a menos que tenha convidados.

Os congelados não têm o mesmo sabor mas são igualmente bons a nível nutricional.

As grandes vantagens são a comodidade e longevidade, já que não os tenho que cortar e não os tenho que deitar para o lixo ao fim de uma semana ou duas.

Na refeição da foto, os legumes e o bacalhau eram congelados e só a batata é que era “fresca”.

Demorei uns 5 minutos na cozinha a preparar (mais uma meia hora a cozer), soube-me bem e ficou por cerca de €3 em casa. O que é que se quer mais? 🙂

PS: Eu sei que não tenho jogado muito Poker, mas a partir de Janeiro eu compenso!