$100K Dia 5

6 min leitura -

Hoje é o meu dia livre, pelo que vou estar um pouco “offline” e amanhã vou gravar o meu vlog em inglês e trabalhar um pouco num livro sobre o desafio, pelo que só me vão voltar a ver nas mesas lá para quarta-feira. De qualquer modo, sempre que tiver um tempo livre vou aproveitar para ler sobre torneios e continuar a aprendizagem. Eu estou a gostar bastante de aprender e sentir que todos os dias melhoro um pouco em algo útil é fantástico e deixa-me com uma enorme sede de aprendizagem!

Estratégia

Ontem decidi que ia jogar um pouco mais do que nos dias anteriores e acabei por não estudar muito no sentido tradicional da palavra, mas discuti bastantes mãos na minha página do facebook e deu para encontrar algumas falhas!

Mão #1


Aqui a minha justificação para o fold, foi que achava que o jogador que faz re-raise no flop ia ter um range para meter a stack que me ia dominar uma grande parte das vezes.

De onde vem este argumento? Más experiências e medo. É um erro típico dos jogadores amadores perderem numa determinada situação e a partir daí assumirem que vai ser sempre igual na mesma situação. Claro que com os meus “4 dias de experiência” não fui a excepção à regra e cometi este erro.

Esta jogada tem alguns problemas! É que se eu não tiro valor da mão quando tenho dois pares, então o valor dela fica bastante mais reduzido e nem sei se ainda compensa investir as 10 fichas ali fora de posição.

A mentalidade aqui tem que ser “eu tenho uma mão super forte, eles vão ter mãos melhores algumas vezes, mas faz parte e como a minha mão vai ser a melhor a maior parte das vezes, a longo prazo vou ganhar dinheiro”.

A jogada correcta tinha sido check/allin. Aqui é preferível fazer o check para deixar os outros jogadores aumentarem o tamanho do pot para jogar pela stack, porque fora de posição com um pot tão mais pequeno que a nossa stack, fica complicado aumentar o pot de forma gradual apostando nós primeiro, a menos claro que levemos com um raise.

Mas, hoje em dia já todos fazem check/raise a torto e a direito, pelo que não é nada novo para a maioria das pessoas…

 Mão #2

Esta segunda mão foi numa mesa final de um torneio de 90 jogadores turbo

Antes de analisar a mão é importante olhar para a estrutura

Como podem ver, há ali um salto do 13º para o 12º de $0.99, mas o próximo salto para a final table é de apenas $0.22,

Vamos olhar para isto em termos de saltos

  1. Top12 +$0.99
  2. Top9 +$0.22
  3. Top8 +$0.24
  4. Top7 +$0.27
  5. Top6 +$0.4
  6. Top5 +$0.71
  7. Top4 +$1.01
  8. Top3 +1.83
  9. Top2 +$1.82
  10. 1º +$3.71

Basicamente, até ao salto de 6 para 5 jogadores, subir uma posição vale menos do que ficar nos lugares premiados e depois começa a valer mais. O que isto quer dizer, é que é na altura inicial da mesa final deve-se arriscar mais para chegar à fase final com uma boa stack e lutar pelos primeiros lugares.

Voltando agora à nossa mão…, eu já expliquei aqui o porquê de isto ser uma boa altura para arriscar e a razão porque fui all-in com aquela mão, foi a de acreditar que o jogador da 1ª posição pudesse ter um range mais fraco e desistir da mão e aí com as fichas todas que já estavam no meio, compensaria arriscar com o meu AQ para acumular fichas e tentar chegar mais longe no torneio. O que eu não tive em conta, foi que o jogador da 1ª posição fez uma aposta de 4 Big Blinds! Estas apostas normalmente querem dizer força e que ele não quer jogar flops porque a mão é demasiado forte e não quer arriscar-se a ficar com a pior mão no flop. Lá está, o medo de más experiências anteriores se repetirem!

Tendo isso em consideração era um claro fold, porque as fichas dele já não eram fichas mortas, acho que ele vai dar call com a mão que considera ser super forte a maior parte das vezes.

Se gostaram das análises, sigam a minha página no facebook, que temos lá tido várias análises diárias de bons jogadores!

Gestão de banca

Ontem consegui chegar aos $106 depois de ter perdido 30% da banca no primeiro dia do desafio. Claramente foi um erro começar com 100 buy-ins, porque eu no 1º dia provavelmente era um jogador perdedor e devia ter começado com uma banca que me desse mais margem de manobra enquanto estou a aprender o básico. Se tivesse que começar outra vez, tinha começado por jogar com 200 buy-ins os torneios de 45 e quando me sentisse mais à vontade, mudava para os de 90 jogadores.

Depois de chegar aos $106, mudei para os torneios de 90 jogadores turbo também e embora tenha feito duas ou três mesas finais, nunca consegui acumular fichas para chegar aos lugares com prémios mais chorudos, pelo que acabei por perder um pouco, mas mesmo assim terminar o dia positivo!

Joguei 61 torneios em 6 horas.

O meu plano para já é manter-me nos de 90 jogadores a menos que desça para $75 e quando conseguir chegar aos $200 subir para $1 turbo de 90 jogadores e depois logo vejo. Não vale a pena planear muito à frente que estas coisas às vezes são rápidas, outras vezes não tanto e não depende só de nós.

De qualquer modo, o plano para a próxima semana vai ser meter um volume grande, continuar a discutir as mãos que não tenho a certeza da jogada no facebook. Isto permite-me jogar mais situações de jogo, ter mais mãos para discutir e no inicio de Fevereiro ou assim já ter uma quantidade razoável de mãos na minha base de dados do Holdem Manager para procurar falhas.

Ah…, já me esquecia!

Está quase!

Em termos de pontos, este mês vou ficar pelo ChromeStar, mas talvez no próximo mês dê para chegar a SilverStar. Não há pressa!