$100K Dia 7

5 min leitura -

Estratégia

Ontem foi um dia diferente no desafio… Já comecei a sentir melhor o que se passa nas mesas, o que pretendo de cada mão, o que os meus adversários estão a fazer em função das jogadas deles e começo a entender o que fazer com os números do HUD.

Já deu para fazer bastantes bluffs ontem, sendo que acertei a grande maioria deles, talvez 80% ou 90% dos bluffs! Vou começar por um básico, apenas da leitura dos números:

Esta mão pode parecer estranha apresentada assim, mas o HUD do HoldemManager dizia que este jogador estava a jogar 15/8. O que é que isto quer dizer? Que fazia raise com 8% dos 15% das mãos que jogava.

Quando ele faz só call naquela posição com estes números, eu meto-o em cartas altas e pares, sendo que há mais combinações de cartas altas do que pares. Como acho que aquele flop não lhe vai acertar a mão dele uma boa parte das vezes e os jogadores 15/8 jogam normalmente para acertar ou desistir, decidi apostar para ganhar o pot uma percentagem das vezes. Se assumirmos que quando faço check perco sempre a mão e que quando aposto aquele valor ele desiste pelo menos 40% das vezes, já é rentável!

É claro que eu não ia fazer isto contra um daqueles jogadores que nunca larga as mãos, mas aqui acho que é rentável!

Há algumas coisas que eu tenho feito para ter vantagens sobre os jogadores destes níveis, porque se fosse para jogar sem ter vantagens, não valia a pena, o rake comia-nos vivos!

  • Jogar fundamentalmente em posição.
  • Jogar com mãos mais fortes que os outros jogadores.
  • Jogar mãos especulativas pelo preço certo
  • Jogar com um HUD

Posição

A questão da posição é mesmo muito importante, porque o Poker é um jogo de informação incompleta e ao termos posição sobre os outros jogadores, sabemos como eles reagem às cartas na mesa antes de termos que tomar uma decisão e isso permite-nos tomar uma decisão melhor.

Isto dá para contrariar até certo ponto apostando primeiro (como no QJo) e com os check/raises, mas quanto maior for a stack em comparação com as blinds, mais importante vai ser a posição, já que se controla também melhor a sequência de apostas!

Selecção de Mãos

Jogar mãos mais fortes que os adversários é uma vantagem, já que quando vemos um flop eles vão estar muitas vezes dominados. Imaginem por exemplo que no primeiro nível eu jogo sempre AK, mas não jogo KJ. Eu faço um raise de AK e um adversário dá call com KJ que é uma mão “com duas figuras”. O flop vem K23. Ele já não vai largar o seu KJ e eu ao ser mais selectivo nas mãos que jogo, consegui logo ali uma vantagem, porque a mão dele vai-lhe parecer demasiado forte para largar, quando está na realidade completamente dominada, devido a má selecção de mãos pré-flop.

Mãos especulativas

Mãos como 22 ou 67s são normalmente bastante fracas pré-flop, mas pelo preço certo, podem ser muito rentável contra adversários que não conseguem largar AA numa board 4528 por exemplo. Quantas vezes não ouvimos jogadores amadores que acabaram de perder o torneio com AA a queixarem-se da má sorte… Se calhar terem feito só call de AA para fazer uma armadilha não vos tornou o predador, mas sim a presa!

Regra geral mãos como 22 e 67s ganham valor a ver flops com blinds pequenas em comparação com a stack e vários jogadores na mão. Ao mesmo tempo que AA perde valor quando essas mãos ganham valor.

Informação estatística

A versão de stakes mais baixos do HoldemManager custa $60, mas se jogarem mais de 4 mesas, acho que é dinheiro bem gasto, porque vai-vos permitir jogar mais mesas ao mesmo tempo e no futuro analisar melhor as mãos depois das sessões. Mais uma vez, é um jogo de informação incompleta, portanto toda a informação de qualidade que conseguirem ter, vai ajudar!

Ao inicio o software é um pouco confuso/complicado de se utilizar, mas se forem ver os manuais e vídeos no site deles, acho que podem aprender rapidamente.

Gestão de Banca

Ontem foi mais um dia que correu bem com 3 vitórias em 9 mesas finais!

E a banca cresceu um pouco mais.

Eu já ando com alguma vontade de subir de stakes e jogar os torneios de $1, mas não quero mesmo arriscar muito nesta altura do desafio, porque não tenho muitos níveis por onde descer. Mais à frente quando entrar nos low-stakes acho que vou arriscar um bocadinho mais no que toca ao número de buy-ins.

De qualquer modo, ontem estive mais uma vez a jogar 6 mesas em simultâneo durante 8 horas e ao contrário do dia anterior que tinha sido cansativo, ontem aborreci-me um bocado. Hoje portanto, vou aumentar para 9 mesas em simultâneo e ver como me sinto.

AH…, fiquei nos lugares premiados do Hot $0.55, mas infelizmente perdi um all-in com JJ contra AT e um par pequeno qualquer e não deu para ir mais longe. Hoje há mais!