$100K Dia 10

5 min leitura -

Estratégia

Na página do facebook coloquei há uns dias atrás um print-screen do primeiro torneio de 90 jogadores que ganhei e muitos seguidores perguntaram o que é que eram àquelas notas todas a amarelo.

Amarelo é a cor que a PokerStars mete por defeito nas notas, portanto a cor só por si não quer dizer nada.

No inicio do torneio gosto de meter notas em dois tipos de jogadores:

  1. Os que vão all-in pré-flop com mãos más.
  2. Os que vão all-in pré-flop directo só com mãos boas.

Em relação ao primeiro caso, o ajuste é acrescentar mais mãos ao nosso range de ir all-in contra eles.

Também é preciso ter atenção ao número de jogadores que faltam falar! Por exemplo, se eu souber que um jogador está a ir all-in com J5s…: Na 2ª posição se calhar vou all-in com AQ+ e 99+, ou algo do género, porque ainda faltam muitos jogadores falar e podem acordar com uma mão. No entanto, se eu estiver na Big Blind, aí o range aumenta bastante e posso ir all-in com mãos tipo ATo, A9s, KQs, 77, etc.

Sim, é estranho ir all-in com este tipo de mãos na fase inicial do torneio, mas…, se duplicarmos logo cedo a stack com uma vantagem razoável, depois temos mais margem de manobra mais tarde.

Em relação ao segundo caso, é mais interessante.

Quem normalmente faz isto são os jogadores que estão a tentar crescer a banca deles para ir mais longe e fazem esta jogada porque é rentável nestes limites, já que normalmente são pagos por pior e não querem arriscar perder valor nas mãos a jogar flops. No entanto, isto é altamente explorável, se apanharem um jogador a fazer isto constantemente  podem fazer um re-raise pré-flop sempre que eles não forem all-in e apostar no flop se eles derem call, porque eles vão estar com um range de mãos muito mais fraco do que o normal, já que com as melhores mãos vão all-in 😉

Se eles forem all-in no entanto, é melhor ajustar o nosso range e pagar com menos mãos do que o normal, aqui até faria fold a AK e QQ, dando só call com KK e AA, porque o range deles é fortíssimo!

Se vocês forem do grupo de jogadores que fazem isto pré-flop, podem tentar jogar mais pós-flop e tentar trabalhar essa parte do vosso jogo, ou se não o quiserem fazer, vão ter que que o fazer uma percentagem das vezes, ou deixar de fazer raises nos primeiro níveis.

Gestão de banca

Como já me estava a sentir confortável a jogar 9 mesas em simultâneo, decidi aumentar o número de mesas e jogar 12-16 mesas ao mesmo tempo…

Ainda não estou nesse nível e embora tenha ganho 3 torneios de 90 jogadores, os resultados não foram grande coisa…

Acabei o dia a perder $1.

Ao jogar mesas a mais, cometi imensos erros que normalmente não cometia, já que não tinha tanto tempo para pensar e fiquei cansado muito mais rapidamente.

Uma coisa que me irritou bastante, foi uma ou duas situações onde eu sabia que estava batido, mas com o cansaço o meu auto-controle já estava desgastado e eu convencia-me de alguma forma a fazer calls que eu sabia que eram errados, pensando “mas, as odds são 4-1, basta eu estar certo mais de 20% das vezes para ser rentável”, só que é daquele tipo de situações onde na realidade só posso dar call com odds de 20-1 ou algo do género, porque é raríssimo alguém fazer aquele tipo de jogada.

E agora perguntam-se…, “mas porque raio é que tu aumentaste o número de mesas se estavas confortável?”

Porque é assim que eu vou vendo onde é que é o meu nível de conforto

Aumento ->

  • Sinto-me bem, mantenho.
  • Sinto-me mal, volto atrás

E de x em x tempo vou fazendo esta experiência para ir aumentando o número de mesas e consequentemente o volume de jogo.

Isto das mesas tem que ir devagarinho, mas eu acho que na parte final do desafio vou poder jogar mais mesas em simultâneo.

Quem sabe, algo deste género… 🙂

Em termos de que torneios jogar, eu não planeei grande coisa antes do desafio começar, só vi que torneios é que havia nos micro-stakes, para saber até que ponto é que podia descer e começando com $100, podia jogar de $1, $0.5 e $0.25, etc, o que já dá alguma margem para errar. E essa margem foi importante, porque no primeiro dia do desafio eu estava a jogar mal e perdi 30% da banca.

Ainda faltam dois dias para terminar o mês e acho que duplicar a banca no “primeiro mês” (12 dias de jogo) seria um valor interessante, pelo que não vou subir de limites nos próximos dois dias.

No entanto, para o próximo mês acho que vou ser um pouco mais ambicioso do que “duplicar”…