Hoje foi mais um dia de estudo!
Tenho tanto material para estudar e tantas perguntas para serem respondidas, que tenho tido mais vontade de estudar do que jogar!
Continuei a ler o The Math of Hold’em e encontrei lá uma tabela com a percentagem de vezes que algumas mãos ficam com algo no flop.
Ex.: JTs fica com par mais alto 15.2%, dois pares 2.02%, open-ended straight draw 9.6%, gutshot 16.6% e sendo suited flush draw 10.9%.
Este tipo de informação é muito útil, porque logo pré-flop podemos pensar na percentagem de vezes que vamos ficar com algo no flop e ter um plano para cada uma das situações mais comuns pelo menos.
Infelizmente, os autores só meteram algumas mãos na tabela e ficaram muitas perguntas a serem respondidas…
Depois estive a procurar na net por uma tabela mais completa, mas não consegui encontrar nenhuma.
Então, estive a procurar ferramentas para este tipo de cálculos e encontrei o Flopzilla.
Infelizmente a versão de avaliação não dá para fazer os cálculos que eu queria e acabei por pagar $35 pelo software.
Depois estive a fazer uma tabela com todas as situações em que estava interessado, de modo a poder analisar/estudar/pensar a tabela mais tarde. Não gosto de fazer os mesmos cálculos várias vezes!
A tabela é muito caseira e sem grande preocupação com aparência, mas vou-vos deixar aqui a minha tabela caso vos seja útil:
Esta tabela no fundo tem a percentagem que uma determinada mão tem de ficar com algo no flop.
Claro que é diferente ter top pair com JT ou com AK, mas também não vamos jogar o JT em todas as situações em que jogamos AK e é sempre útil ter uma ideia de quando vamos ficar com top pair para podermos planear o flop.
Houve muitas situações que eu não coloquei na tabela, como por exemplo a percentagem de ficar com um straight no flop, porque andava por volta dos 1% em alguns casos e não ia afectar as minhas decisões pré-flop.
Depois também estive a ler o material que o Andrew Brokos me enviou para estudar antes da nossa próxima sessão de coaching:
Making Tough Decisions
Calling For Information
Your Opponent’s Arsenal Part 1
Part 2
Betting for Protection
Out of Position Against a LAG
Relative Hand Strength
Uma notícia que acho que vão gostar, é que o Andrew quer contribuir para o meu desafio e ofereceu-se para me dar uma hora de coaching gratuita por mês, que eu posso colocar no youtube para quem me seguir poder ver!
E foi tudo a nível de estudo!
Eu agora estou com bastante de vontade de aplicar o que tenho estudado e como tal amanhã vou jogar quase de certeza.
Acho que uma boa forma de evoluir é estudar sempre que temos dúvidas/questões e jogar sempre que tivermos algo novo para experimentar!