Torneios
No inicio do SCOOP ainda tentei misturar alguns torneios no meu grind, mas é muito difícil conciliar a diferença de velocidades de pensamento entre torneios e Hypers.
Para quem não joga ambos os formatos isto pode soar estranho, pelo que vou tentar explicar…
Nos torneios não gasto muito tempo a pensar na maior parte das decisões, mas os torneios acabam quase sempre por se resumir a meia dúzia de decisões fundamentais que podem demorar 1 minuto ou algo do género a ser tomadas. Quando estou habituado a tomar decisões no espaço de segundos nos Hypers, fica difícil concentrar-me a sério numa jogada de torneios e acabo por cometer erros que não cometeria se tivesse a fazer uma sessão… “mais lenta”. Já o contrário também acontece, enquanto estou a pensar numa jogada complicada de torneios, acabo por me distrair dos hypers e cometer alguns erros!
Acabei no entanto por jogar alguns torneios mais caros de $1K e $2K por me esquecer de fazer cancelar o registo depois de ganhar um satélite, incluindo algumas situações onde ganhei um satélite para um super-satélite (deadline) e acabei por ganhar entrada para o torneio.
Vamos aos resultados…
No Sharkscope aparece-$4K, mas desta vez o sharkscope está errado!
No torneio que seleccionei e que podem ver a azul, eu não fiz nenhum rebuy, pelo que o custo foi de $1050 e não $2659, sendo que o verdadeiro resultado do mês nos torneios foi de -$2563.
Isto obviamente é um mau resultado, mas tendo em conta o valor dos torneios que joguei, é perfeitamente normal!
Já agora…, naquele torneio de $2.1k onde fiquei em 71º , eu joguei o torneio porque ganhei um satélite e me esqueci de cancelar o registo
Vou partilhar três mãos que tive muito perto dos lugares premiados:
Temos AK e 8 Big Blinds, pelo que normalmente é preciso uma razão muito muito forte para não meter as fichas todas no pano!
A principal razão é estarmos a 4 do dinheiro e já haver um jogador com mais fichas do que nós all-in!
Se dermos ao vincenfish um range do género TT+, AJs, AQo+ é um 50 50. É possível que o range dele tenha mais combinações que não sejam pares e a nossa equity seja um pouco melhor, mas duvido que chegue aos 60-40 e mesmo com essa equity penso que seria um erro arriscar o torneio a 4 mãos do dinheiro para tentar alcançar uma stack de 16 Big Blinds.
Com as Damas mão devemos ter uns 70% de equity contra o range dele, o que é excelente noutras fases do torneio, mas
- Estou no botão
- Faltam 3 jogadores para o dinheiro
- Chegar ao dinheiro garante $4.2K
Acho que entre ir 70% das vezes para 14BB e não ganhar nada nas outras 30% ou ficar ITM com 6BB garantidamente, prefiro a 2ª opção.
Na 3ª mão obviamente KK é bastante melhor que QQ, mas… acho que este jogador também tem um range bastante mais tight e por mais incrível que possa parecer, acho que aqui a equity ainda é pior do que na mão anterior e como não temos fold equity, preferi fazer fold.
Estas 3 mãos foram seguidas e embora não tenha maximizado as minhas hipóteses de ganhar o torneio, acho que maximizei o meu valor esperado ao passar os 70-30 na bolha e “freerollar” depois já no prémio!
Ainda deu $5.7K e safei-me de ter um mês de -$8K em torneios.
Em Junho não estou a contar jogar torneios, pelo que os resultados neste formato nunca vão ser piores do que os de Maio.
Hypers
Lembram-se do que eu disse em Abril sobre ter tentado jogar os $714s e ter desistido porque as derrotas estavam-me a afectar psicologicamente?
Em Maio fui vendo os jogos de $714s e o nível era muito semelhante ao nível dos $357. Nesta altura estava confiante que eu conseguia bater os $357s e comecei a pensar no retorno que teria em cada $714.
Acho que em média ganho $10+/jogo nos $714 e acho que consigo jogar uns 5K jogos por ano.
Em 2 anos se jogar 10K jogos são $100K de EV e para a banca que eu tinha na altura eu precisava de tipo +$70K para me sentir confortável a jogar estes jogos.
Podia ter vendido acção a alguém e estou certo que haveria interessados, mas se tenho o dinheiro (fora da PokerStars) para “me bancar” e estou confiante em mim próprio, porque não ficar com 100% da acção?
Falei com a Katerina e com alguns profissionais do Poker e todos concordaram comigo, pelo que acabei por jogar esses jogos.
Só os joguei durante 5 dias, mas ainda deu para jogar 702 jogos de $714 e deu $5K de lucro, que penso ser um pouco a baixo do EV, mas não deixa de ser muito dinheiro!
Em relação aos resultados do mês:
Em termos de volume joguei cerca de metade dos torneios do mês anterior, mas o average buy-in foi 2x maior.
Com um lucro de $12990 mais $21437 de Recompensas Estelares VIP, Bónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone foi o mês do ano mais rentável até agora!
Deixo-vos também o gráfico mensal dos hypers:
- Linha vermelha: Lucro “pré-rakeback” (na Pokerstars não há rakeback, mas sim um sistema VIP).
- Linha azul: Aproximação das Recompensas Estelares VIP, Bónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone.
- Linha Verde: Lucro total.
VPPs
A nível de VPPs foi um pouco melhor do que o mês anterior e fiquei à frente do ritmo dos pontos necessários para atingir Supernova Elite este ano.
Estilo de Vida
No final de Abril escrevi isto:
“Mas, por outro lado, em Abril fiquei completamente farto do grind, sinto que estas “maratonas” de VPPs cada vez custam mais e a minha vontade de jogar Poker diminui substancialmente quando as faço.”
Em Maio não reduzi o volume e quando terminou o SCOOP estive 3 dias em casa doente a recuperar. Acho que abusei “um bocado” do meu sistema nervoso e como tal fiquei algo debilitado 🙁
Como fiquei um pouco preocupado com a situação, estive a pesquisar sobre stress e encontrei este livro: “Tired of Being Tired“