Balanço de Setembro

7 min leitura -

Em Setembro joguei 202 horas de segundo o Holdem Manager e penso que passei um pouco mais de 40 horas a estudar. Foi sem dúvida o mês em que trabalhei mais em 2014 e penso que o 2º ou 3º na minha vida!

20140113113113_calendar-coimbra

Para acordar a sentir-me fresco e bem eu costumo ter que dormir 10 horas (definitivamente não tenho o “Gene Marcelo“) e durante Setembro andei a dormir 6-7 horas por noite, acabando muitas vezes as sessões às 2 da manhã e acordando na manhã seguinte (ainda um pouco cansado) para estudar e preparar o dia.

A minha dieta penso que foi perto de perfeita (tendo em conta o que sei), sendo que o único doce que comi no mês inteiro foi uma bola de gelado e a nível de fritos, comi batatas fritas apenas duas vezes. Também não toquei em cafeína! No entanto, mesmo treinando 3x por semana, ganhei 1KG devido ao stress e “maus horários”.

Atenção, que não estou preocupado com ter ganho 1KG, só quero deixar claro que tenho noção que o horário que fiz em Setembro não foi a pensar num estilo de vida equilibrado nem nada do género. Foi bastante duro e foi um pequeno sacrifício que fiz a curto prazo para poder ter um estilo de vida melhor para mim e para a minha família a médio e longo prazo.

Vamos agora aos resultados…

Hypers

Isto não é muito significativo para o balanço do mês, mas como tenho falado dos “shots” que tenho dado nos meses anteriores, vou falar do que dei em Setembro.

Dei um”shot” de 10 buy-ins nos sits de $1.8K!

Achei que tinha edge em alguns deles e embora não tivesse condições de perder 100 buy-ins, se perdesse 10 não me ia prejudicar a minha capacidade financeira de jogar o nível inferior ($714s).

ss+(2014-10-02+at+03.07.27)

Como podem ver pela imagem de cima, acabei “break-even” ao fim de 159 sits desse valor e gastei $5.5K em rake, o que dá um balanço total de cerca de +$3.4K, ou seja 2 buy-ins positivo.

ss+(2014-10-02+at+03.25.43)

Vamos agora ao total do mês:

Screen Shot 2014-10-02 at 10.24.54

Acabei o mês com um lucro de $32.5K nas mesas e mais $42.5K de Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone.

Isto dá um total de $75K e foi de longe o meu melhor mês de 2014!

É preciso ter em atenção que isto não tem nada a ver com alguém que ganha $75K num torneio. Aí só estamos a contabilizar os ganhos de 1 torneio e não as perdas dos restantes torneios do mês ou do ano. Eu aqui estou a contabilizar tanto os torneios que perdi, como que ganhei, podendo falar efectivamente de lucro!

Gráfico:

Screen Shot 2014-10-02 at 10.32.51

Como podem ver no gráfico, o mês começou muito bem com um upswing bastante grande, incluindo o meu melhor dia de sempre em sit-n-gos, onde acabei positivo $40k +pontos e me meteu nos +$70K no mês. Depois tive um downswing em que perdi cerca de $60k numa semana e posso-vos dizer que não é nada agradável ver menos $60K na conta ao fim de uma semana!

Por um lado ainda estava +$10K no mês, mas tinha a sensação que já só conseguia perder e ao mesmo tempo aquele dinheiro já esteve no cashier e naquela altura já não estava. Aqui muitas pessoas pensam “será que devia ter parado enquanto estava a ganhar?”, mas não podemos ficar parados nesse tipo de pensamentos e temos que nos concentrar no que realmente conseguimos controlar…

Não controlamos os resultados diários e mesmo nos resultados mensais temos um controlo limitado. O que controlamos realmente é a gestão de banca, o número de horas que jogamos, horas que estudamos, a nossa forma física e a forma como encaramos as situações de um ponto de vista psicológico.

Com o downswing eu comecei a sentir-me exausto psicologicamente. Estava a ver as minhas mãos à frente a perderem para uma carta milagrosa no river e coisas do género, os adversários a abrirem 50% das mãos mas terem sempre o nuts quando dou call e isto que desgasta muito!

Quando estão all-in, costumam pedir a vossa carta ou pedir para “holdar”, “segurar”, etc quando estão à frente? Isto dá mais emoção ao jogo certamente, mas no meu caso em que faço centenas e centenas de all-ins por dia acaba por cansar demasiado e deixa-me mais vulnerável psicologicamente.

O que comecei a fazer para evitar este mau hábito de estar à espera para ver se ganho ou perco e me sujeitar ao impacto emocional, foi começar a pensar qual é a equity que tenho em cada street. Na maior parte dos casos é simplesmente contar o número de outs que quem está atrás tem e multiplicar por 4 no flop e 2 no turn.

Isto pode parecer algo banal, mas permitiu-me desligar um pouco a parte emocional e o desgaste derivado da mesma, concentrando-me no que realmente se estava a passar!

Depois quando o adversário tinha por exemplo 8% de equity, mas eu ganhava, eu lembrava-me que embora tenha ganho, ele vai ali ganhar 8% das vezes e vice-versa. É muito fácil esperar ganhar sempre com AA vs 22, mas temos que nos lembrar que 22 ganha 1x em cada 5.

Experimentem e digam-me se resulta para vocês! 🙂

VPPs

Consegui alcançar Supernova Elite pela 5ª vez na minha carreira de jogador profissional!

10678789_703224273099878_3213690546210941017_n

Para além disso, acho que foi o mês em que consegui mais VPPs na minha carreira, o que foi um resultado de ter um volume tão grande com um average buy-in tão alto.

Isto só foi possível com muito estudo nos meses anteriores e no próprio mês de Setembro, sendo que a maior parte do dinheiro que ganhei veio de jogadores profissionais, pelo que não é de modo algum “easy money”!

Torneios

Não há milagres…, joguei 7 torneios durante o mês inteiro e foram sempre fields grandes com um entradas caras, pelo que o mais normal é mesmo acabar no vermelho.

Screen Shot 2014-10-02 at 10.43.39

A PokerStars dá um bilhete a quem atinge Supernova Elite para jogar o Main Event do WCOOP de $5200. Não costumo contabilizar isto no cálculo do rakeback porque não é 100% liquido, mas vou explicar porque não joguei um dos maiores torneios de Poker de 2014.

Eles dão a opção de dividir este bilhete em bilhetes mais pequenos para torneios dos “COOPs” (TCOOP, SCOOP, WCOOP) e entre jogar um evento de $5k que começa às 19:30, depois de dois meses super cansativos de hypers, ou dividir o bilhete em bilhetes mais pequenos para usar no futuro, foi uma decisão fácil!

Tento sempre pensar nos torneios que jogo com estes bilhetes, como freerolls e acaba por de certa forma compensar os torneios que jogo por engano quando me esqueço de fazer “unregister”. No entanto, é óbvio que o sharkscope não sabe se o dinheiro saiu do meu bolso ou veio de tickets e acaba por fazer os meus resultados nos torneios ficarem um pouco piores do que a realidade.

Acabei por ainda jogar 2 eventos com este “crédito” e sobraram $4770 para usar no próximo ano como podem ver pelo e-mail seguinte.

Screen Shot 2014-10-02 at 10.50.01

Objectivos

Vou tirar uma semana de férias em Outubro, que é uma parte fundamental de um bom plano de trabalho!

Depois quando voltar, o plano vai ser dedicar 5 dias por semana a torneios e à escrita, tal como um dia por semana (terças) aos hypers até ao final do ano.

Ainda quero desbloquear a próxima milestone e juntar FPPs para comprar um pacote para o PokerStars Caribbean Adventure (720K FPPS para SNEs).