Antes de chegar aos meus 20s, sempre fui muito dependente da minha família e amigos. Da minha família estava dependente para sustentação segurança e conforto. Dos meus amigos estava dependente para companheirismo, exploração e diversão.

Havia no entanto algo em mim que precisava de algo diferente e durante os meus 20s, a minha maior obsessão era com independência! Queria acima de tudo, não depender de nada, nem de ninguém.

O Poker foi um veículo importante para esta minha obsessão e para o meu objectivo principal, já que me permitia trabalhar sozinho, sem depender muito de outras pessoas e ganhar o suficiente para me meter numa posição onde podia ficar livre da obrigação de trabalho.

Eventualmente por volta dos 30, atingi o meu pico de independência e foi nessa altura que também deixei de jogar Poker. Foi uma mistura de satisfação pessoal de ter alcançado um objectivo, com um sentimento que faltava alguma coisa e precisei de algum tempo para me reencontrar e reconstruir.

Após alguns anos de experiências diferentes a vários níveis, muita leitura, pesquisa e soul-searching, finalmente consegui estabelecer novos valores e objectivos.

Hoje em dia, já não procuro independência e em vez disso, comecei não só a aceitar, mas cada vez mais a procurar interdependência. Isto é, a procurar pessoas em que posso contar para me ajudarem, mas que elas também podem contar com a minha ajuda.

Esta mudança de paradigma, provavelmente parece muito bonita e teórica, mas tem tido um efeito muito profundo nos meus resultados e produtividade.

A realidade é que hoje em dia, com as obrigações familiares, acabo por dormir menos umas 2 horas e ter menos 2-4 horas de produtividade em média por dia. No entanto, estou a conseguir produzir muito mais do que conseguia antes!

Menos 4-6 horas por dia e mais produtividade!

Como é que isto é possível?

Antes eu tentava fazer quase tudo sozinho e provavelmente tinha capacidade para fazer a maior parte das coisas sozinho de uma forma, ou de outra. No entanto, se tiver alguém mais experiente a ajudar-me a resolver um problema, provavelmente vou gastar 10% ou menos do tempo que ia gastar e dependendo da tarefa que seja, poderemos encontrar em conjunto uma solução 10x melhor do que eu encontraria sozinho.

Agora quando olho para trás, apercebo-me do quão limitado eu era durante os meus 20s. No entanto, também olho para o futuro e fico muito entusiasmado com todo o potencial trabalho que me imagino a desenvolver e a satisfação que vou obter de todas as relações de interdependência que espero criar/encontrar!

Para terminar, convém mencionar que claro que não é tudo perfeito! Ao procurarmos interdependência, não chega escolher as pessoas com que vamos passar o nosso tempo e construir projectos em conjunto com elas. Inevitavelmente vão surgir conflitos derivados de perspectivas diferentes e saber lidar com essas situações é um desafio e algo onde ando a dedicar bastante tempo a aprender e melhorar.