Já há uns meses que se falava do COVID-19, mas parecia algo longínquo, lá no oriente. Só quando começaram a aparecer casos em Itália é que comecei a ficar mais preocupado e normalmente quando fico preocupado, procuro informação de qualidade sobre o assunto.

Encontrei este vídeo e senti-me bastante mais esclarecido:

Acho que o mais importante no vídeo a nível de informação útil para mim e para a minha família, foi como se propaga o vírus, quem é que são os grupos de risco e quanto tempo vai demorar.

Como me apercebi que ia demorar meses, decidi logo que seria melhor comprar um segundo frigorífico, que o nosso é bastante pequeno e fazer uma encomenda grande de enlatados e comida que dura bastante tempo para o caso de estarmos fechados em casa. Isto aconteceu ainda uns dias antes de começar a quarentena em Portugal.

Compromissos

Quando começou a quarentena, apercebi-me que não estava minimamente preparado para esta situação, provavelmente ninguém estava…

A nível familiar, a Katerina trabalha no sector financeiro e inicialmente não ia conseguir trabalhar remotamente, pelo que o plano seria ela ficar a tomar conta da pequenina nos dias em que eu tinha streams. Como achei que era uma boa oportunidade para crescer o meu alcance e chegar a mais pessoas com os streams, comprometi-me a fazer 5 streams por semana durante o SCOOP!

Passado uns dias, arranjaram forma da Kat trabalhar remotamente e aí tivemos que criar um plano completamente diferente, mas eu ainda tinha o meu compromisso de fazer stream 5 dias por semana.

A Katerina comprometeu-se a trabalhar 7h/dia de Segunda a Sexta e durante essas 7 horas ficava eu a tomar conta da nossa filha de 2 anos.

No final das 7 horas de “baby-sitting”, preparava-me e fazia os meus streams.

Ao inicio estava a correr tudo bem, chegava facilmente a ter 400-500 pessoas a ver, o que eram números muito superiores ao que estava habituado e estava a conseguir jogar bastante bem para o meu nível de conhecimentos. No entanto, ao fim de pouco mais de uma semana, estava de rastos!

Tentei beber café, que me dava umas 4h de mais atenção, mas depois ficava pior do que estava ao inicio e afectou-me bastante o sono, sendo que ainda aumentei mais o meu défice de horas de sono por causa disso. Lembro-me de uma noite onde não conseguia dormir e estava com tanta ansiedade, que fiz uma lista de todas as situações onde me sentia desconfortável nas mesas. Só aí é que me senti calmo o suficiente para ir dormir.

Gradualmente comecei a ter menos energias nos streams, cometendo mais erros e finalmente tive um stream em que simplesmente não conseguia pensar. Foi algo que já não me acontecia há muitos muitos anos, chegar ao meu ponto de exaustão mental e mesmo assim jogar!

Sou muito sério com os meus compromissos, mas chegando ao meu limite, digo que não consigo mais, porque é a verdade e cancelei 2 streams que tinha inicialmente marcado para tentar recuperar um pouco o sono e voltar a planear as rotinas, o trabalho e a vida cá em casa.

Quando falei desta sessão em que não conseguia pensar ao meu mental coach, ele perguntou-me o que é que eu fiz bem nessa sessão. Certamente não estava a entender a razão da pergunta, mas por uma questão de respeito que tenho por ele, pensei um pouco e respondi. Aí, ele explicou que o que eu fiz bem, é o que já tenho mesmo interiorizado e que gasta 0 de energia mental a fazer.

Nesta altura houve várias pessoas a recomendarem seguir as respirações e meditações do Wim Hof, pelo que acabei por comprar um curso que está agora com 50% de desconto e tenho estado a fazê-lo à medida que o meu horário permite. Ainda é cedo para comentar, mas para já estou satisfeito com o curso.

Rotinas

Estar em casa o dia todo nem me afectou muito, que eu já sou naturalmente meio hermita, mas deixei de ter o meu tempo sozinho e sem distracções para meditar, reflectir, tirar notas e organizar as minhas ideias .

Estar 7h/dia a tomar conta da minha filha quase todos os dias, teve também um impacto gigante nas minhas rotinas, sendo que me senti bastante perdido e desorientado.

Tive que alterar uma boa parte das minhas rotinas e objectivos diários, semanais, mensais e até anuais, porque estamos numa situação completamente diferente da que estávamos antes do COVID19.

Confesso que foi bastante complexo chegar a um horário com a Kat que funcionasse para ambos. No fundo acabei por simplificar ambos os horários em 4 pontos:

  • Trabalho.
  • Lazer.
  • Dormir.
  • Tomar conta da nossa filha.

Criei um excel com todas as horas do dia para cada um de nós e os horários estão todos preenchidos com um destes 4 temas. Para chegar à versão actual, foi necessário fazermos algumas experiências, passarmos bastante tempo a falar e algum bom senso.

Claro que as coisas nunca vão correr 100% como planeadas, a nossa filha não vai acordar sempre às 8, não vou trabalhar sempre até às 2 da manhã (espero que seja até mais tarde!) e sei que para muita gente não tem sentido gastar o tempo que gastei a fazer estes horários. No entanto, para mim é fundamental saber quando posso marcar o trabalho, quando posso descansar, etc. Causa-me imensa ansiedade não saber com o que posso contar a nível de horários quando tenho que trabalhar.

Por falar em ansiedade, já cheguei à conclusão que tentar rever mãos de manhã ou ver vídeos de estratégia de manhã enquanto estou a tomar conta da minha filha é um grande Não! Nem me consigo concentrar o suficiente enquanto estou a trabalhar, nem consigo aproveitar bem os momentos com ela. Houve uma vez que lhe estava a dar o pequeno-almoço e estava a sentir-me super pressionado porque tinha decidido rever umas mãos do dia anterior, então de manhã não há nada de estratégia de Poker, 0!

O que dá para fazer quando estou com ela é exercicio fisico, já começámos a fazer uns alongamentos de manhã enquanto vemos vídeos de exercícios no SWORKIT. Ela acha piada e faz-me super bem alongar um bocadinho. Na próxima semana quero ver se começamos a fazer uma hora de exercício de manhã!

Dinheiro

Como estou a contar perder muito dinheiro nos próximos meses nos meus investimentos, tenho estado a procurar oportunidades de aumentar a minha liquidez e ganhar algum dinheiro nesta altura e temos estado também a cortar nas despesas dentro do possível, o que sinceramente também não é muito díficil quando não se pode sair de casa.

Há no entanto algumas oportunidades que acho que convém aproveitar.

Tal como mencionei, os cursos do Wim Hof estão com 50% de desconto e não são os únicos!

Os cursos do Raise Your Edge também estão com o dobro do desconto habitual em muitos casos e já sabem que o meu livro está a metade do preço!

Acho que para quem tem tempo livre, é uma oportunidade única para fazer um investimento em formação no formato digital a preços muito reduzidos.

Poker

Em relação ao Poker, acho que já todos repararam que temos tido torneios com muitos mais jogadores e o SCOOP tem-se extendido semana após semana.

Recomendo ver o vídeo do BenCB:

Para os jogadores profissionais, provavelmente tem sentido passar mais horas a jogar agora, já que há mais liquidez na economia do Poker.

Para os jogadores recreativos, acho como sempre é preciso alguma moderação e bom senso. Não devem jogar com dinheiro que faça falta, enquanto estão a fazer coisas importantes, nem exaustos. Já chego eu a perder dinheiro nas mesas por estar a jogar exausto!

Sim, há mais liquidez no mercado, sim, os jogos estão mais fáceis, mas se eram jogadores perdedores, quase de certeza que ainda são jogadores perdedores e a probabilidade de ganhar muito dinheiro num torneio, continua a ser muito muito baixa.

Mais uma vez, para jogadores recreativos, recomendo jogarem para se divertirem e distraírem, mas com moderação e bom senso!

Conclusão

Do que tenho lido, Portugal está a fazer um excelente trabalho a lidar com esta situação comparativamente com os outros países vizinhos (Artigo) e embora vamos ter mais epidemias durante a nossa vida, os governos vão estar melhor preparados e esta provavelmente será a maior das nossas vidas (Artigo).

Acho que para quem está bem de saúde, temos que ficar em casa, usar esta oportunidade para melhorar a comunicação e relações com as pessoas com que vivemos, melhorar as nossas rotinas, cortar no que não é importante e focarmos-nos no essencial!

Se fizermos isso, acho que só podemos sair desta quarentena mais fortes!