No início deste ano (2022) tive o nascimento do meu 2º filho e entre os streams das Winter Series, toda a logística do nascimento e a Evolution, não me senti nas condições para escrever logo um post sobre 2021, nem planos para 2022. Acho que ainda precisava de deixar algumas coisas assentarem e esperar por uma noite bem dormida e alguns momentos sem distracções para escrever.

Em 2021 voltei a jogar com a espada vermelha, que é um grande orgulho e uma grande responsabilidade!

Também tive um papel importante na construção da Evolution que ainda estava na sua infância no início do ano e terminou o ano com uma infraestrutura maior, mais eficiente e mais organizada.

Em simultâneo com a parte profissional, também tive uma vida familiar muito cheia, com a pequenina a crescer de dia para dia e uma gravidez da Katerina que exigiu bastante atenção.

Tive que me adaptar para aguentar este ritmo profissional/familiar e passei imensas horas a trabalhar a minha postura, parte mental e psicológica, a aproveitar cada problema/obstáculo como uma oportunidade de aprendizagem e evolução. Como diz o Ray Dalio: “Pain + Reflection = Progress”.

Confesso que não consegui fazer tudo o que queria no ano, que gostava de ter passado mais horas a estudar Poker e gostava de ter acabado o ano com menos massa gorda, mas felizmente a vida continua em 2022 e vão haver mais oportunidades de evolução nessas áreas!

PokerStars Team Pro

É muito bom ter um patrocinador que me apoia nos meus streams e projectos de conteúdo para os meus seguidores. Ainda melhor é esse patrocinador ser a PokerStars, sala que me patrocinou durante vários anos e que terá sempre um lugar na história da minha vida e no meu coração.

Há mais de uma década atrás, por volta de 2007/2008 quando ainda estava a terminar o meu curso e estava a jogar poker em part-time (sit-n-gos de $6,5?), lembro-me de ver jogadores que eu admirava a jogarem com a espada vermelha e eu sonhava/ambicionava um dia ter esse privilégio também. Foi um momento emocional e muito especial para mim quando voltei a fazer control+P e na lista dos Team Pros aparecia o meu nome.

O sentimento é de gratidão pela oportunidade e pelas pessoas que me apoiaram/apoiam!

Poker/Streams

Houve momentos muito bons a nível do Poker no stream em 2021, como a vitória num evento Carnaval Series, a run/performance inacreditável no SCOOP e a vitória num 30/30 ao Domingo.

Muitas vezes tenho a decisão EV+ para o sharkscope e a decisão EV+ para o stream e quase sempre escolho a do stream, porque sou streamer profissional e não jogador profissional. Isto acontece nas re-entradas de torneios de KO de séries por exemplo.

Mesmo assim, acabei o ano a ganhar €15K, o que não tem nada a ver com os valores que ganhava quando era jogador profissional, mas a situação agora é muito diferente e fico muito feliz de ser o terceiro ano seguido a ganhar dinheiro a jogar poker nos streams!

Fica aqui um print do final do último stream de 2021:

Eu acredito que se quisesse jogar profissionalmente, ainda conseguia ganhar muito dinheiro a jogar poker, mas nesta fase da minha vida, não é o mais importante para mim e fico mais feliz em ter uma disponibilidade para a minha família e projectos que não teria se tivesse esse nível de dedicação ao Poker.

Dito isso, quero em 2022 trabalhar mais no meu jogo, pelo que podem esperar alguns streams só de estudo.

Entrevistas

Em 2021 tive a oportunidade de entrevistar 9 pessoas ligadas ao Poker.

(Também estão no Spotify)

Nos anos anteriores as entrevistas tinham sido muito focadas nos principais jogadores de Poker Portugueses, este ano ainda tive alguns convidados nesse molde (Nelson, Ângelo, Frederico e Miguel), que são os donos da equipa de cash-games EndBoss, mas também tive outro tipo de convidados como as psicólogas das 2 maiores equipas em Portugal (Inês e Ana), um membro já bastante antigo da nossa comunidade e jogador recreativo que ganhou um dos maiores torneios do ano na PokerStars.pt (Eduardo) e 2 lendas do Poker internacional (Akkari e Moneymaker).

Gostei muito de fazer as entrevistas! A minha motivação com estas entrevistas é aprender o máximo possível com pessoas que eu respeito, admiro e que sinto que têm uma perspectiva interessante sobre algo que me interessa.

É algo que faço por prazer e se tivesse a oportunidade de estar no café 2h a a falar com estas pessoas, ia fazer as mesmas perguntas com o mesmo entusiasmo. O poder fazê-lo no stream com a comunidade e disponibilizar este conteúdo para a comunidade só amplifica a minha experiência e prazer em fazê-lo! 🙂

Quero fazer mais em 2022!

Evolution Poker

A parte da gestão de uma equipa de Poker tem sido muito exigente, intensa e interessante!

Do lado dos alunos, sabem que dão 50% dos seus lucros para a equipa que lhes fornece coaching, aulas, staking e outros serviços não contractuais que as equipas optam por fornecer.

Mas, que acontece do lado da equipa com esses 50%? É preciso pagar coaches, mental coaches, professores para as aulas, alguém para tratar dos stakes, dos splits, softwares, etc

Para além disso, a tendência de uma boa equipa será os jogadores irem jogando mais alto e precisarem de mais liquidez para stakes, o que implica a equipa precisar de cada vez mais liquidez. Isto quer dizer que é fundamental haver lucro e esse lucro tem que estar sempre a ser reinvestido em stakes dos alunos cada vez maiores, até porque queremos que os jogadores joguem sempre nos níveis mais altos onde são ganhadores!

Numa equipa nova que queira ter as ferramentas todas para maximizar a evolução dos alunos, é muito fácil gastar mais dinheiro do que é sustentável para a estabilidade financeira da equipa.

Outro ponto de grande aprendizagem foi na parte do recrutamento!

Sabem como no Poker quando construímos bem os nossos ranges Pré-Flop, as decisões Pós-Flop são muito mais fáceis e intuitivas, mas quando construímos mal esses ranges, ficamos com decisões menos rentáveis e extremamente difíceis?

Com as pessoas sinto que é a mesma coisa, se encontrarmos as pessoas certas, funciona tudo muito bem, há harmonia e muito valor criado. No entanto, se escolhermos as pessoas erradas, vamos ter situações muito difíceis, desagradáveis e ter que passar muito tempo a resolver problemas desnecessários.

A principal lição é que só nos interessam pessoas que sejam competentes a nível técnico E partilhem os nossos princípios/valores.

Os nossos jogadores melhoraram muito a nível técnico e ao longo dos meses foram jogando mais alto e tendo uma rentabilidade cada vez maior, como podem ver pelo gráfico de lucro:

No início do ano tínhamos 13 alunos e terminámos o ano com 27 alunos.

O grupo é muito diversificado, temos jogadores de todos os estratos sociais, todos os stakes das salas nacionais, jogadores part-time e full-time, jogadores profissionais, estudantes universitários que jogam quando não há aulas e pais/mães que jogam enquanto os filhos estão a dormir.

Onde o grupo não é diversificado, é na paixão pelo Poker, no espirito de entreajuda, na vontade de aprender e melhorar todos os dias!

Deixo uma foto dos nossos streamers que são exemplos destes valores:

Tenho muito orgulho na equipa que estamos a criar, no trabalho de todos os coaches, do staff e dos nossos alunos.

Já tive o privilégio de ouvir alguns alunos a partilhar comigo como a equipa tem tido um impacto positivo não só no jogo deles, que lhes permite estar cada vez mais próximo dos sonhos/objectivos deles, mas também na vida pessoal deles, em que sentem que são pessoas melhores. Fico sempre muito emocionado e orgulhoso!

Tem sido um prazer resolver os problemas que vão surgindo na equipa com o Ivanildo e o João Ferreira, porque temos muitas vezes opiniões diferentes, perspectivas diferentes, mas no final do dia temos muito respeito e consideração uns pelos outros e sabemos que estamos cá os 3 para crescer a equipa e ajudar os alunos!

Vamos continuar a apostar na qualidade da equipa, na cultura da equipa e na evolução dos alunos.

Familia

Foi um ano muito difícil em que deu para sentir bem as limitações das 24 horas diárias e da minha energia.

Para além de todo o contexto que vivemos derivado à pandemia, a nível da nossa família, passámos também por uma gravidez desafiante que exigiu bastante tempo em consultas e desgaste emocional.

Felizmente correu tudo bem e enche-me o coração ver a família a crescer!

Deixo-vos uma foto com a Katerina:

Desenvolvimento pessoal

Em 2021 comecei a ter muito mais responsabilidades e a ter que gerir várias pessoas nos meus projectos que era algo que ainda não tinha experienciado na minha vida adulta. (No secundário tinha sido presidente da associação de estudantes e tive alguns desafios interessantes, mas já foi há uns 20 anos atrás…)

Apercebi-me rapidamente que eu não estava preparado para lidar com algumas situações interpessoais e investi bastante tempo a trabalhar no que não estava a funcionar, procurar soluções reconstruir-me internamente.

Uma parte importante deste trabalho foi a questão da responsabilidade e de como me exprimir com outras pessoas.

Aquilo que aprendi é que só posso ser responsável por aquilo que controlo. O que eu controlo são as minhas acções, reacções, as minhas emoções e os meus pensamentos. No caso das emoções e das reacções dá para trabalhar nelas e ajustá-las ao que tem sentido para nós, no caso dos pensamentos ainda que temos que aceitar que alguns são automáticos, mas dá para trabalhar padrões e o que pensamos de forma consciente.

Por outro lado não controlo as acções dos outros, as emoções dos outros, as reacções dos outros e os pensamentos dos outros. São eles que são responsáveis por eles próprios (a excepção são as crianças, que ainda precisam de adultos para tratar deles e entender as necessidades deles).

Este vídeo ajudou-me nesse aspecto:

Também deixei a fantasia de me querer dar bem com todas as pessoas e ter que ser sempre simpático.

Hoje em dia o meu foco passa mais por respeitar-me, tratar as outras pessoas com respeito e investir em relações de qualidade.

Tem corrido muito melhor e sinto que estou muito mais próximo emocionalmente das pessoas que são mais importantes para mim!

2022

Para este ano vou continuar a trabalhar para evoluir o máximo possível, investir nos meus projectos para criar o máximo de valor para as pessoas envolvidas.

Podem continuar a contar com os meus streams, entrevistas e posts no blog!

Espero que tenham gostado do post e peço-vos para deixarem um comentário com o vosso feedback e planos para 2022!