HUDS

Hoje em dia a maior parte dos jogadores que jogam online num computador têm algum tipo de Heads-Up Display que lhes gera estatísticas em tempo real sobre as jogadas dos adversários.
Os principais HUDs são:

Todos têm um período de experimentação gratuita de 30 dias, pelo que é possível experimentar os 3 gratuitamente e depois decidir por um deles

Jivaro

Jivaro é o mais simples, intuitivo e fácil de instalar. 
A nível de preço, tem um modelo onde se paga mensalmente, o que implica um investimento inicial menor, mas mais dinheiro a longo prazo.

  • 1 mês: $9.99
  • 3 meses: $23.97 ($7.99/mês)
  • 6 meses: $35.94 ($5.99/mês)
  • 1 ano: $59.88 ($4.99/mês)

É o HUD que recomendo para quem nunca usou um HUD, porque depois de correr o instalador é só abrir a Pokerstars e fica logo tudo a funcionar automaticamente. Para além disso, também têm um guia a explicar todas as estatísticas que aparecem no programa, o que é excelente para novos jogadores!

Também recomendo o Jivaro para streamers, porque visualmente é mais agradável do que os outros e mais fácil de ler para quem está a ver o stream. Daí eu o usar nos streams!

Jivaro

Experimente já a partir de $9.99

Trackers (PT4 e HM2)

Tanto o HoldemManager como o Pokertracker são ferramentas muito completas que pagamos apenas uma vez. 
Para além de gerarem estatísticas enquanto jogamos (HUD), também dão para marcar mãos para rever mais tarde, rever todas as mãos na base de dados, correr aplicações para encontrar falhas no nosso jogo e outras funções que podemos usar fora das mesas.

Normalmente os melhores jogadores utilizam estas ferramentas para rever as mãos marcadas ou filtrar tipos de mãos especificas durante os períodos de estudo. Conseguindo assim corrigir rapidamente falhas e analisar partes especificas do jogo!

PokerTracker 4

O melhor pacote de software de poker online.

Versão Small-Stakes

É possível também comprar uma versão para small-stakes (até NL50, torneios/sits $22) no HM3 e até (NL50, torneios/sits de $11) no PT4.

Ambas custam $59.99 e a qualquer altura podem fazer o upgrade para a versão ($99.99) sem restrições de limites pela diferença de preço ($40).

Hold’em Manager 3

Licença vitalícia.

MacOS

Pokertracker de momento é o único compatível com MacOS.

Conclusão

Uma pergunta que os novos jogadores me fazem frequentemente é se é obrigatório usar um HUD para ganhar…

A resposta é… Não! (Mas ajuda!)

Se jogarmos poucas mesas, é possível estar com atenção e ver tudo o que se passa na mesa sem um HUD. No entanto, à medida que aumentamos o número de mesas, esta tarefa começa a ser mais difícil e um HUD passa a ser mais importante.

Já a função de marcar mãos e analisar mãos jogadas por nós ou por adversários fora das mesas, penso ser obrigatória para qualquer jogador que aspire a ser competitivo!