Plano 2012

8 min leitura -

Antes de começar a falar do meu plano para 2012, quero deixar claro que reservo-me o direito de mudar de ideias em relação a qualquer coisa que escreva neste post!

Como já leram nos meus objectivos para 2012, os meus objectivos são:

Objectivos 2012

  1. Ganhar o máximo dinheiro possível a jogar Poker
  2. Atingir 2 000 000 VPPs (2x Supernova Elite)
  3. Chegar aos 15% ou menos de Massa Gorda
  4. Encontrar investimentos com ROI de 2 dígitos

Semana e VPPs

Tenho estado a experimentar algumas coisas diferentes em relação ao meu horário semanal de jogo e o que penso fazer vai ser algo deste género:

Domingo: 7-8 horas (10k VPPs)

Segunda: 4-6 horas (5k VPPs)

Terça: 6-8 horas (25k VPPs)

Quarta: 4-6 horas (5k VPPs)

Quinta: 4-6 horas (5k VPPs)

O plano é fazer entre 30 a 40 horas de jogo/semana.

Se calhar 30 horas parece pouco para alguém que tem um trabalho de 35-40 horas mensais, mas eu não contabilizo as horas de almoço, nem as horas de estudo, nem as horas em que trabalho em projectos para a PokerStars para promover a modalidade.

Cada dia da semana tem um peso diferente em termos de VPPs e podem ver que a terça-feira é um mundo à parte, devido a conseguir jogar cerca de 400-600 sit-n-gos de $357.

O plano é fazer 50k VPPs/semana.

Eu gosto de fazer planos que cumpram os objectivos em 10 meses, que assim se houver imprevistos, ou quiser simplesmente tirar algumas semanas de férias, sinto-me mais confortável.

Embora não seja muçulmano, sexta-feira e sábado são os dias que tenho livres, visto eu achar serem as melhores opções para “fim-de-semana” de modo a optimizar os lucros. Às vezes há algum trabalho atrasado que me faço nesses dias, como estudar, mas se estiver cansado reservo-me sempre ao direito de descansar nesses dias!

Sobrevivência

Este ano comecei a voltar ao ritmo de trabalho, muito muito devagarinho. Acho que os jogos estão cada vez mais difíceis e sei que se jogasse exactamente como joguei o ano passado, este ano ia ganhar substancialmente menos. Pois é, no Poker, não existe “ficar na mesma”, ou se anda para a frente ou para trás! Isto, porque os outros estão sempre a melhorar e se não melhorarmos tiram-nos o nosso lugar.

Como tal, este ano comecei o ano a experimentar coisas diferentes e a estudar as situações onde me sentia menos confortável. Ainda tenho imenso para trabalhar no meu jogo, mas acho que voltei a estar no top3 no formato.

Para além do estudo semanal, decidi mudar algumas variáveis este ano:

  • Número de mesas
  • Espaço de trabalho
  • Alimentação
  • Exercício e descanso.

Número de mesas

Depois de olhar um bocado para os números tornou-se óbvio para mim que tinha de reduzir o número de mesas. É que algumas  vezes quando estou a jogar 20-30 mesas faço misclicks que me custam o que ganho em média em cerca de 20 torneios e isso sai muito caro.

Vou ganhar menos VPPs/hora, mas como me canso menos, também me custa menos a jogar e talvez consiga fazer mais horas. De qualquer modo, o objectivo de optimizar os lucros/ano é mais importante do que VPPs/ano.

O plano é jogar até 16 mesas em simultâneo.

Espaço de trabalho

Desde que comecei a jogar profissionalmente Poker online, sempre joguei em casa, no entanto, nos últimos tempos, tenho-me sentido mais preguiçoso no que toca ao trabalho. Como tal, pensei em arrendar um escritório para trabalhar, de modo a ter um ambiente mais propicio ao trabalho.

É tão horrível estar a trabalhar ao Domingo, com a malta na sala ao lado a dormir ou em lazer…

Estou a trabalhar no escritório há coisa de 1 ou 2 semanas e já noto um aumento de produtividade.

Fotografias para brevemente!

Alimentação

Não fiz nem planeio fazer nenhuma mudança radical.

A única coisa que fiz, foi deixar de beber o chá verde normal e começar a beber apenas chá verde descafeinado.

Também já não bebia café, pelo que agora ando a 0% cafeína.

Tenho dormido muito melhor à noite e acordado mais desperto de manhã.

Exercício e descanso.

Tenho dormido cerca de 9 horas por noite e também feito religiosamente a minha sesta depois de almoço. No meu caso, faz imensa diferença em termos de produtividade e tenho a certeza que rende mais fazer uma sesta de 1h e jogar 5h depois, do que não fazer a sesta e jogar 6h. No entanto, cada caso é um caso e isto é simplesmente o que funciona comigo.

Em relação ao exercício, o plano é ir 3-4x/semana fazer um pouco de cardio mais 1 hora de musculação.

Eu gostava de fazer mais e se calhar, vou fazer cardio só mais 1-2x/semana. No entanto, não consigo fazer musculação mais regularmente que isto, porque começa a prejudicar o trabalho, já que me deixa bastante cansado e preciso de uma sesta 2x maior para funcionar, ou seja menos uma hora para trabalhar.

Investimentos e ganhos

Em relação ao produto do meu trabalho deste ano o plano é

Solidariedade: 10%

Despesas: 25%

Investimentos: 65%

Já expliquei porque acho importante doar 10% para solidariedade num post do cantinho.

Sobram 90%…

Como expliquei num post já neste blog, o meu objectivo a longo prazo é ser financeiramente livre e só trabalhar se quiser. Eu acho que é importante ir poupando pelo menos 10% do que se ganha para se investir em algo que possa trabalhar por nós mais tarde, até porque não sabemos se vamos ter condições para o fazer mais tarde e, estar contar com o estado para nos salvar…. No entanto, também entendo que nem todas as pessoas o consigam fazer, ainda mais agora que há montes de malta desempregada.

Como eu até sou poupadinho proporcionalmente ao que ganho (já era antes), dá para ir investindo uma proporção grande do fruto do meu trabalho.

Relativamente a investimentos, neste primeiro semestre do ano, vou ter que me concentrar a 100% no Poker, mas depois no segundo semestre, quero ver se dedico algum tempo para isso.

Eventos

Nos EPTs/wsop joga-se com os melhores do mundo e eu nesse formato não sou bom, até porque não o jogo habitualmente. Como também não vejo grande incentivo em termos de qualidade de vida para melhorar o meu jogo de mtts, prefiro cortar um bocado no que jogo do formato e dedicar o meu tempo a algo mais certo.

Eu não tenho que provar nada a ninguém, só tenho que ganhar o meu e fazer a minha vida!

O plano para torneios ao vivo é não jogar nada, a menos que façam um EPT em Vilamoura ou algo do género.

Online, devo jogar alguns torneios do SCOOP e WCOOP, porque tenho ainda algum do budget de Supernova Elite para gastar este ano. Mas, a maior parte acabarão por ser freerolls para mim de qualquer modo…

Coaching e Vídeos

Normalmente não dou coaching nem faço vídeos educacionais, de modo a não tornar os meus jogos mais difíceis.

No entanto, este ano devo fazer alguns vídeos sobre sit-n-gos para o http://www.pokerschoolonline.com/. Vão ser para iniciantes/jogadores médios, pelo que não vai afectar muito os meus ganhos nas mesas.

Vou também fazer uma excepção no coaching…, comecei a semana passada a ensinar a minha namorada a jogar os satélites. A razão por fazer esta excepção, é que ela não vai jogar os mesmos jogos que eu e o que ela ganhar contribui para o nosso agregado familiar.

Mesmo que corra bem e ela ganhe muito dinheiro, vou ter que continuar a ser eu a pagar o jantar e o cinema à sexta-feira, mas há coisas que nunca vão mudar…

Tem corrido bem e dá para ver que ela tem imenso  potencial! Acho que até ao final do ano ela consegue atingir Supernova na PokerStars.

Em relação ao coaching, eu não vou falar muito do assunto aqui no meu blog, mas imagino que ela volte a escrever no blog dela para breve.

Este post ficou um bocado longo, mas acho que é normal quando estamos a falar do plano do ano!!!!

Se tiverem um blog, pensem no que querem e escrevam também o vosso plano para 2012!