Balanço de 2012

7 min leitura -

Objectivos 2012

  1. Ganhar o máximo dinheiro possível a jogar Poker
  2. Atingir 2 000 000 VPPs (2x Supernova Elite)
  3. Chegar aos 15% ou menos de Massa Gorda
  4. Encontrar investimentos com ROI de 2 dígitos

1) Ganhar o máximo dinheiro possível a jogar Poker

O ano começou mais ou menos, sem resultados muito expressivos, mas positivo. Depois em Maio, houve sit-n-gos de $800 e começaram a correr mal. Nessa altura, eu decidi continuar a jogar esses, porque mesmo que tivesse um downswing grande, ia ter a banca para descer para os $357s e “recomeçar” daí.

O downswing continuou e numa questão de dias cheguei ao meu “stop-loss” e como tinha planeado parei de jogar os sits mais caros.

Estava a perder cerca de $50K no ano, sem grande energia emocional e algo desmotivado para continuar a jogar hyper-turbos.

2) Atingir 2 000 000 VPPs (2x Supernova Elite)

Em Maio atingi 1M VPPs, o que é bastante bom em relação ao objectivo dos 2M VPPs no ano.

No entanto, não me senti com motivação para continuar a jogar os hyper-turbos e era complicado aprender um formato novo em tempo útil para ganhar 1M VPPs em 7 meses com lucro, pelo que desisti aí deste objectivo.

Nesta altura comecei a questionar-me se queria continuar a jogar Poker…

É difícil deixar algo relativamente certo como o Poker é para mim, já que consigo de certeza ganhar um salário razoável a jogar mid-stakes. No entanto, eu tenho 26 anos, sou inteligente, esperto, dedicado e tenho algumas poupanças e investimentos que me suportam as despesas durante algum tempo. Porque não tentar outra coisa diferente e se não resultar, simplesmente voltar a jogar Poker?

Como podem ver, foi uma altura em que tive que tomar algumas decisões sobre a minha vida e nem sempre é fácil falar sobre o assunto, daí ter esperado até agora para vos contar isto.

Para além da minha habilidade para jogar Poker, outra razão para continuar, é a minha ligação com a PokerStars, já que sou patrocinado por eles há já alguns anos. Então, antes de decidir o que quer eu fosse, falei com o manager da Team Online sobre o assunto.

Ele disse que eles estavam bastante satisfeitos com o meu trabalho e que achavam que eu tinha potencial para uma exposição mais internacional. Pelo que discutimos a melhor forma de alcançar a tal exposição pretendida. Concordámos que a melhor forma, seria produzir mais conteúdo audiovisual e jogar um formato mais “media-friendly”: MTTs. No entanto, deixou claro que se eu quisesse continuar a jogar sngs e a fazer o que tenho feito, que podia continuar na equipa.

É muito bom ter pessoas a apreciarem o meu trabalho e a quererem trabalhar comigo!

3) Chegar aos 15% ou menos de Massa Gorda

Como podem ver, acabei o ano sensivelmente como comecei, com 24%.

Este era o objectivo que eu acho que mais queria cumprir este ano, porque é um objectivo que se torna mais difícil à medida que se envelhece, mas houve bastantes coisas que correram mal!

A 1ª coisa foi o downswing afectar-me emocionalmente e eu compensar na comida, chegando aos 27% de massa gorda. A 2ª coisa que correu mal, é a quantidade de vezes por ano que há algum tipo de celebração e acabo por comer coisas que não devo, ou que algum familiar trás uns “inofensivos” biscoitos/bolinhos que acabo por comer para não os deitar para o lixo.

A nível de exercício ao longo do ano eu até tenho treinado regularmente e ido correr.Só nas últimas semanas é que não tenho ido correr, porque me magoei nos pés e quero ir ao médico ver o que se passa antes de continuar

4) Encontrar investimentos com ROI de 2 dígitos

Como devem imaginar, não tive muito capital extra para investir este ano, pelo que acabou por não ser uma preocupação este objectivo.

Conclusão dos objectivos

Não consegui alcançar nenhum dos objectivos a que me propus!

Mas, nem tudo foi mau…

Coaching

A partir de Junho gastei uma parte razoável do ano a dar coaching à Katerina e os resultados dela foram simplesmente espectaculares!

Ao inicio eu fazia o horário dela e dizia-lhe que jogos jogar, mas aos poucos fui dando a ela mais margem de manobra e agora é bastante independente no que toca ao Poker!

Acho que desde que ela começou a jogar a tempo inteiro nos entendemos melhor e é fantástico podermos falar sobre trabalho sem aborrecermos o outro!

No próximo ano não lhe vou poder continuar a dar coaching, já que vou estar bastante ocupado com o meu próximo desafio. No entanto, acho que no futuro vou dar coaching e ajudar outros jogadores, porque é uma experiência bastante interessante que quero explorar mais.

Para além do coaching, também tenho estado a trabalhar num livro sobre Poker em português nos últimos meses. Ainda não está terminado, mas quando tiver mais novidades eu conto-vos!

Desafios

O desafio do micro-millions foi bastante diferente, visto que nunca tinha feito um vblog regular e deu para experimentar algumas coisas interessantes e aprender no processo.

Claro que em termos de desafio, era mais ver se eu conseguia jogar os torneios sem dormir grande coisa e ao mesmo tempo produzir conteúdo, o que não é algo que seja muito apelativo para a maior parte das pessoas. Não no sentido de não criar alguma curiosidade, mas não é algo que as pessoas queiram de certa forma copiar e recriar para ela próprias.

O próximo desafio, vai ser muito muito mais apelativo em termo de objectivos!

Media

Este vídeo teve como objectivos promover a app da PokerStars de uma forma engraçada e diferente.

Não foi “viral”, mas tive algum feedback positivo e todo o processo de criação e gravação foi divertido!

Despesas

Em 2012 também cortei substancialmente nas minhas despesas fixas, de modo a ter mais opções para 2013. É que quanto maiores são as minhas despesas fixas, mais sou um escravo do trabalho e mais tenho que fazer coisas que não gosto a nível profissional.

Acho que a verdadeira liberdade hoje em dia começa por descobrirmos o que é que realmente precisamos!

Conclusão

2012 foi um ano interessante cheio de altos e baixos.

  • Não consegui cumprir nenhum dos objectivos que tinha definido, mas houve bastantes coisas que correram bem.
  • Acabei o ano com menos dinheiro do que comecei, no entanto não sinto que tenha acabado mais pobre.

2013 e o Futuro

Daqui para a frente, não quero ter como objectivo de vida “acumular o máximo de dinheiro por unidade de tempo”.

Quero entrar em projectos que agora e no futuro paguem as minhas despesas regulares e me permitam ajudar outras pessoas. Projectos que sejam estimulantes e apelativos para mim, onde possa aprender e evoluir.

Algumas pessoas perguntaram-me sobre o Magic…Este ano joguei qualquer coisa a nível local, mas é tudo muito muito casual. No próximo ano definitivamente não vou jogar mais a sério e em 2014 não sei como vai ser. Eu honestamente gosto muito do jogo e gosto de jogar competitivamente, mas…, ao mesmo tempo, depois de ter sido campeão do mundo, não há nenhum torneio que queira muito ganhar, ou pelo menos o suficiente para justificar o tempo necessário.

Em relação ao Poker, quero aprender a jogar MTTs e tornar-me competitivo o suficiente para ter uma hipótese de ganhar alguns torneios e troféus. Vai ser um caminho difícil, mas o meu próximo ano vai ser só dedicado a MTTs e num ano de trabalho a sério dá para evoluir muito!

O meu vídeo da Team Online vai sair nos próximos dias e pouco depois vai sair o vídeo do próximo desafio.

Entretanto vou às Bahamas para a reunião da Team Online. Quando voltar conto-vos como correu e logo a seguir começo o meu desafio nas mesas de torneios da PokerStars!

Até lá, boas entradas em 2013!

PS: Não tenho nos planos jogar torneios ao vivo em 2013, porque acredito sinceramente que o processo de aprendizagem online seja substancialmente mais rápido!