Antes de começar o post, quero dizer que não sei quando é que vamos poder jogar Poker online em Portugal, já que em todos os meus posts alguém faz essa pergunta e embora eu entenda e sinta a frustração, não tenho respostas 🙁
—-
Atenas
Como o título do post indica, já estou a morar em Atenas, na Grécia há 4 meses. Muitos dos leitores já sabem que a razão que levou a esta mudança foi não ser possível jogar Poker online em Portugal e ter que emigrar para continuar a trabalhar!
Inicialmente o plano era mudarmos-nos para casa da mãe da Katerina e jogávamos online a partir de lá. As vantagens em comparação com as outras alternativas seriam comida, roupa lavada, companhia e poupar dinheiro. Infelizmente apercebemos-nos cedo que isto não seria possível, visto a Internet na zona estar muito muito limitada.
Normalmente uma ligação à Internet estável é tudo o que um jogador de Poker precisa, mas como nós decidimos começar a fazer “streaming” no
twitch, precisávamos de uma ligação de 30mb pelo menos.
Na casa do pai da Katerina encontrámos o mesmo problema, então depois de procurar um pouco, encontrámos um apartamento mínimo perto desta. Era um T0, que nem tinha nem banheira nem polibã, mas que tinha uma varanda maior do que o apartamento, vá-se lá entender…
A razão para escolhermos este apartamento, foi que embora fosse perto da casa do pai da Katerina, já tinha uma net super rápida (para os padrões gregos) de 50mb.
Como mal nos conseguíamos mexer no apartamento que arrendámos, decidimos que era melhor morar em casa do pai da Katerina e usar aquele apartamento como um escritório.
O meu dia-a-dia consistia em acordar por volta das 8:30-9, tomar o pequeno-almoço à frente do computador enquanto respondia às perguntas no skype e fazia os highlights do stream do dia anterior para colocar no youtube e nas redes sociais. Depois por volta das 9:30 ia até ao escritório, que ficava a cerca de 20 minutos de distancia enquanto ouvia um podcast.
Às 10 da manhã começava o stream e essa parte podem ver no
youtube que ficou quase tudo gravado.
Dependendo do dia, acabava por volta das 14h e ia almoçar com a Katerina, ou almoçava no escritório e podia acabar às 18h ou 19h. Depois de eu terminar, era a Katerina que começava a “streamar”, já que só tínhamos um computador com potência suficiente.
Quando terminava o trabalho, normalmente ia ao ginásio, ou para fazer uma aula, ou para fazer um treino ligeiro. Encontrei um ginásio muito perto da casa do pai da Katerina em que paguei €90 por 9 meses de livre acesso (GG).
Assim se passaram 2 meses. Não foi nada fácil, porque para além de estar longe da nossa casa, família (no meu caso) e amigos, não estávamos a passar muito tempo juntos, já que a logística só permitia que um trabalhasse de cada vez. Também já estávamos habituados a morar na nossa própria casa e a ter tudo à nossa maneira durante 5 anos, pelo que voltar a casa dos pais e estar um pouco mais condicionado logo depois de casar, foi… estranho.
Estávamos a ficar um bocado em baixo com a situação, então decidimos procurar um apartamento para nós onde pudéssemos também trabalhar. Acabámos por encontrar um T2 bastante espaçoso, com ligação à Internet “rápida”, que também ficava relativamente perto da casa do pai da Kat e do ginásio (onde já tinha comprado 9 meses de subscrição).
Entretanto voltámos a Lisboa por 1 mês (Março), mas passou muito rápido… 🙁
2 fins de semana foram passados em Coimbra com a família, visto ter apanhado a Páscoa e um baptizado de um primo. O resto do tempo foi a tratar de negócios que ficaram dependentes da nossa presença, ou no sofá a ver televisão quando não havia muita vontade de fazer nada…
Em Abril voltámos a Atenas e no nosso novo apartamento e com dois computadores desta vez, já conseguimos passar algum tempo juntos.
Eu mudei um pouco o horário, começando os streams mais tarde para ir a umas aulas no ginásio de manhã, normalmente de Pilates ou Yoga, que acho que são bastante positivas para a postura. De resto o tempo tem sido passado a trabalhar, com a família da Kat, ou a ver as nossas séries preferidas (Suits, Lucifer, Better Call Saul, Quantico, Penny Dreadful, Game of Thrones, The Borgias, Big Bang Theory).
Twitch
A nível de trabalho tenho-me concentrado a 100% no twitch. A indústria está a mudar o foco dos profissionais do volume para o entretenimento e quis experimentar esta nova forma de trabalho.
O Twitch é uma ferramenta muito poderosa com um potencial enorme. Com um pequeno investimento de tempo e dinheiro podemos ter quase um programa de televisão com efeitos especiais, etc. Oferece interactividade entre quem produz e quem consome em tempo real, o que tem bastante valor e torna a experiência muito mais completa quando comparada com o youtube por exemplo.
No entanto, se acham que isto é só estar a jogar jogos e a ganhar dinheiro e fama a fazê-lo, estão bastante enganados!
Estar a jogar e a falar ao mesmo tempo durante várias horas é bastante cansativo. Nunca me apetece fazer nada de útil depois das sessões 🙁 Para além disso é importante manter um nível alto de conhecimento do jogo e de entretenimento, o que nem sempre é fácil. No caso do 1º porque o twitch exige bastantes horas, tanto em directo, como offline. O
Jaime Staples, que é um dos melhores do Poker no Twitch, tem várias pessoas a trabalhar para ele a tempo inteiro para tratar dos vídeos, edição gráfica, redes sociais, etc.
Eu encontrei alguma ajuda para edição gráfica (
Ricardo Mateus) e ainda tentei durante umas semanas uma assistente para a parte das redes sociais, mas não estávamos em sintonia em relação aos conteúdos. Tem sido complicado encontrar tempo para procurar alguém e depois ainda “programar” a pessoa para fazer o trabalho, pelo que acabo por o fazer eu próprio, ou quando estou mais cansado, fica simplesmente por fazer e é por isso que não têm lido muito sobre mim, nem sequer no meu facebook 🙁
Poker
Se estão a ler este post, já devem estar a par do desafio que comecei no inicio do ano, onde me propus a começar com uma banca de apenas $10 e tentar multiplicar este valor por 100, sem arriscar a falência e atingir $1K.
No inicio do ano estava um pouco ferrugento, mas depois o meu jogo começou a voltar, fui fazendo umas experiências e aos poucos os resultados foram aparecendo!
Posso-vos dizer que uma das coisas que não devem fazer nos micro-stakes é depois de alguém apostar no river, tentar bluffá-los, mesmo que achem que eles estejam fracos. NUNCA NUNCA NUNCA desistem! (a excepção é se estiverem a “bluffar”) Após queimar umas fichas nesse spot, deixei-me desses bluffs e comecei a fazer value bets maiores e a extrair valor. Curiosamente agora que comecei a jogar mid-stakes, esses bluffs já funcionam, e as value bets funcionam menos, mas isso já é conversa para outro dia…
O desafio em si terminei dia 16 de Abril onde um 5º lugar no $5.4 [Turbo Knockout] deu $580 e meteu a banca nos $1114.30.
Depois a pedido de muitos seguidores, comecei a jogar um pouco mais alto e a tentar chegar aos $10K, mas aí ainda há muito trabalho pela frente 🙂
Também tive a oportunidade de jogar um torneio com alguns dos melhores jogadores de play-money do mundo e alguns pros da PokerStars. Os pros foram o Felix Schniders, Chris Moneymaker e Barry Greenstein. Foi engraçado jogar outra vez online contra Americanos e acabei por jogar o Heads-Up contra o Barry Greenstein que já tinha visto tantas vezes a jogar nos programas como high stakes Poker! A mão decisiva foi um AQ, que cerca de 35BB deep abri com min-raise e enfrentou um 3-bet all-in do Barry. Demos call e o A9 dele não melhorou 😉
O prémio foi 1 Bilião de fichas de play-money!
Hearthstone
Às vezes apetece-me desligar um pouco da realidade e o Hearthstone tem sido o meu jogo de eleição. Acaba por ser uma versão simplificada do Magic, que é mais flexível a nível de tempo e investimento. É possível jogar-se sem se meter um Euro, o que é certamente bom para os fãs dos freerolls… 😛
No meu caso, já gastei algum dinheiro, nomeadamente nas single player aventures, meia dúzia de arenas e fiz pre-order de 50 boosters da ultima expansão que abri no meu aniversário (já tenho 30!). De resto prefiro não gastar dinheiro, que para mim a piada do jogo é um bocado ir jogando e aumentando a colecção.
Já ganhei varias arenas, em Fevereiro acabei com Ranking 4, Março 3 e Abril Legend (secret paladin), mas não é algo que pense levar mais a sério do que isso.
O Poker já me oferece bastante competição e gosto da parte de ter dinheiro envolvido. Para além disso, acho que com a minha experiência em torneios ao vivo no magic, e de ter ganho um campeonato do mundo, não procuro grandes aventuras em jogos de cartas, só desligar um pouco de vez em quando…
Dito isso, o plano é ir ganhando umas arenas no inicio do mês e mais para o final atingir pelo menos ranking 5 para ir buscar a épica dourada 😛
PS: Já nem me lembrava do quanto gosto de escrever! É um pouco como desabafar, ou confessar, acaba por ser um “upload” da informação que temos na nossa cabeça, que nos deixa com mais espaço para nova informação, novas ideias etc. E já sabem…, se gostarem do post, deixem um comentário por favor! Obrigado pela vossa paciência para lerem até ao fim!!! 🙂