Comecei há cerca de 3 semanas um curso de cozinha!

Imagino que alguns leitores devem estar a pensar como é que passei um patrocínio com a maior sala de Poker do mundo para estar a aprender a cozinhar, não?

Não foi bem deixar um para ir para o outro, mas talvez um dia eu escreva um post a explicar melhor porque deixei de jogar Poker…

Porquê aulas de cozinha?

Já há alguns anos que eu, a Katerina e um amigo nosso que também joga Poker temos falado sobre a possibilidade de abrir um restaurante.

Fomos adiando o projecto porque como sabem, tivemos que ir morar para o estrangeiro para continuar a jogar Poker online devido ao fecho do mercado e só voltámos a falar sobre o assunto quando voltámos para Portugal no ano passado.

Eu e a Kat estávamos interessados em avançar com o projecto, mas o nosso amigo ainda estava bastante interessado pelo Poker e queria continuar a dedicar-se a 100% ao jogo.

Nessa altura nós decidimos que queríamos avançar com o projecto à mesma e começámos a pesquisar sobre o tema: quais seriam os custos, burocracias, etc.

Depois de ler livros, tutoriais, guias, etc chegámos à brilhante conclusão que não percebíamos nada do assunto!

Eu sei que há algumas pessoas que preferem tentar aprender “a fazer”, nem que se perca um pouco de dinheiro e tempo no inicio. No entanto, eu acredito que o risco nos negócios não está nos negócios em si, mas sim naquilo que nós sabemos sobre o negócio e não meto nem o meu tempo nem o meu dinheiro em negócios que não percebo.

Nesta altura comecei à procura de cursos de cozinha, porque acho que a cozinha é o coração do restaurante. Encontrei os cursos da Escola de Hotelaria e da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal. Embora os meus amigos me tenham recomendado a 1ª, eu optei pela 2ª porque gostei mais da relação tempo investido/programa. Isto é, achei que seria onde aprenderia mais no menor tempo investido.

A temática do curso incluí:

  • Bases de Cozinha Fria e Quente
  • Noções de HSA +HACCP
  • Fichas Técnicas +Economato+ Controlo de Custos
  • Princípios de Nutrição
  • Informática Aplicada
  • Empreendedorismo
  • Cozinha Regional Portuguesa
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Vegetariana
  • Tipos de Massas
  • Menus de Degustação
  • Novas Tecnologias de Cozinha
  • Vinhos e Comida
  • Padaria Pastelaria Fria Pastelaria Quente

Custa €4100 e incluí 1300 Horas.
É um investimento grande para um curso, mas é porque tem muitas horas, já que o custo por hora é cerca de €3/hora.

Ainda me tentei inscrever para o curso que começava em Novembro de 2016 e a ideia era fazer o curso de manhã e trabalhar no poker à tarde. No entanto o curso estava esgotado e acabei por só me conseguir inscrever no de Maio de 2017.

Até agora muito sinceramente tem sido um pouco aborrecido.
Como temos que saber as regras de funcionamento de uma cozinha antes de começar a “meter as mãos na massa”, começámos pela parte teórica no HSA+HACCP, Princípios de Nutrição
e nas Bases de Cozinha.

Já na parte da Informática Aplicada eu pensei que fossemos falar sobre os programas que se usam na restauração, mas até agora as aulas foram focadas em criar uma presença na web através de um blog e redes sociais e como tirar fotografias digitais aos alimentos. (Eu não percebo nada de fotografia, mas blogs e redes sociais já tenho alguma experiência…)

Acho que é no mínimo discutível a necessidade de um cozinheiro profissional saber como ter uma presença na Web. No entanto, entendo que a motivação seja a escola querer dar as ferramentas todas para alguém ser sucedido depois de 2017 e que nem todos tenham facilidade em ter acesso a este tipo de informação depois.

Dito isto, penso que ainda esta semana ou na próxima já vamos ter as nossas facas, farda, etc e começar a aprender na cozinha propriamente dita que é a parte mais interessante.

Felizmente já tive a oportunidade de provar a comida feita pela turma que começou em Novembro e tudo o que fazem é bastante saboroso e apresentável, pelo que estou optimista em relação aos próximos meses!

Confesso que foi estranho voltar a estudar, ter um horário fixo, professores, etc, mas existe um ambiente muito bom na turma, com colegas que vieram de propósito do Brasil, Angola e Cabo Verde para fazer o curso.

Neste momento estou focado em aprender o máximo, o mais rapidamente possível e muito sinceramente ainda não sei onde vou com esta actividade. De qualquer modo, dentro do possível vou continuar a documentar a minha vida para quem quiser seguir.

PS: Querem que comece a meter fotos de petiscos? Receitas? AHAHAH