O post anterior foi super bem recebido, com cerca de 4K leituras e isto acaba por ser para mim um espaço onde posso partilhar as minhas experiências, aprendizagens e opiniões. Então, mesmo tendo tido uma semana com muito pouco tempo livre, decidi que quero mesmo escrever um post por semana e aqui está!

Falando agora da última semana…

Resumidamente: a Katerina esteve internada 3 dias no hospital e tive que assumir as responsabilidades dela, tal como visitá-la e obviamente dar-lhe todo o apoio possível.

Felizmente, ela já voltou a casa e está tudo bem!

Entretanto, embora não deseje repetir algo do género, aprendi imenso com a experiência!

Acabei por pedir à minha mãe para vir cá ajudar com a bébé nos primeiros dias e depois pedi à minha irmã e foi muito bom poder contar com a família mais próxima para ajudar com a pequenina! Já há uns anos que achava o Natal mais triste sem crianças na família, mas nestes últimos meses apercebi-me que as crianças são talvez o elemento de coesão mais forte das famílias

Também aprendi como preparar o leite em pó para a pequenina e ela aprendeu a bebê-lo do biberão rapidamente, o que é bom no futuro para tentarmos não sobrecarregar a mãe!

A nível de negócios, desde o inicio que eu e a Katerina dividimos as tarefas dos investimentos imobiliários. Normalmente eu trato da parte dos bancos, contabilidade, contas, etc e ela trata da gestão do dia-a-dia, contratos de arrendamento, etc.

Tem sido muito positivo termos este projecto em comum!

Nesta semana no entanto, tínhamos 2 inquilinas que iam sair e tinha apenas 1 semana para arrendar os quartos… Normalmente é a Katerina que trata dos anúncios e das visitas, mas acabei por ter de ser eu a fazê-lo.

A verdade é que aprendi mais sobre o mercado nesta semana a falar com as potenciais inquilinas durante as visitas do que tinha aprendido nos 6 meses anteriores! Com este conhecimento adquirido, estou confiante que vamos ser mais eficientes agora que estamos na altura das vacas gordas e estar melhor preparados para quando vierem as vacas magras…

Mais uma vez, espero que algo do género não se repita, mas sobrevivemos e acho que estamos mais fortes!

Relativamente ao Poker, tenho pensado bastante no que quero fazer e acho que há 3 pontos importantes para bater os stakes mais baixos:

  1. Gestão de Banca
  2. Volume
  3. Constante Evolução
Claro que há factores como estado emocional, estado físico, estado mental, alimentação, etc que são importantes, mas nos limites mais baixos o resto dos jogadores vão ser em média bastante maus nestes factores, pelo que não o mais importante ao inicio.
Alguém que faz boa gestão de banca, joga bastantes horas e todos os dias melhora o seu jogo vai eventualmente ser ganhador!

Alguém tem alguma dúvida disto?

Vou deixar aqui algumas perguntas que eu tenho feito a mim mesmo sobre cada um destes 3 temas:
Gestão de Banca

  • Quantos buy-ins preciso para cada formato que quero jogar?
  • Que limites é que eu consigo bater agora?
  • Quando devo subir ou descer?
  • Quando devo tirar ou meter dinheiro na conta?
  • Quanto dinheiro devo tirar para gastar fora do Poker e quanto para reinvestir?
  • Quero dar prioridade ao crescimento da banca ou trabalhar onde sou pior?
Volume de jogo
  • Quantas mesas devo jogar ao mesmo tempo?
  • Quando é que posso fazer uma sessão concentrado e sem interrupções?
  • Quantas horas quero meter por dia, semana e mês?

Constante Evolução

  • Onde é que me sinto mais desconfortável no meu jogo?
  • Qual é o método de estudo que funciona melhor para mim?
  • Quem é que me pode complementar como parceiro de estudo ou mentor?
Hoje em dia já não vejo ninguém a falar de gestão de banca no facebook, nos forums, nas aulas, etc. 
Normalmente os jogadores amadores que gostavam de se tornar profissionais um dia, não têm um plano de gestão de banca e jogam um bocado em função das emoções ou influências externas, acabando por eventualmente estoirar a banca!
Mesmo depois de “bater o gordo” começam a jogar mais alto, chegando a um nível onde não estão preparados muitas vezes e a banca vai à vida quando vem um downswing e não há plano!
Após alguma pesquisa na Internet, o melhor artigo que encontrei sobre gestão de banca é de 2008, algo que eu usei inicialmente quando comecei a jogar Poker a tempo inteiro:
Diria que hoje em dia a gestão de banca tem que ser um pouco mais apertada porque há mais rake, menos rakeback e os jogos estão um pouco mais difíceis, mas acho que os fundamentos estão lá!
Também encontrei este artigo no site do Doug Poulk:
Já fala um pouco na gestão de banca de Cash-Games que o anterior não tinha, mas os fundamentos são os mesmos!
Reparem que em ambos os artigos falam numa gestão para Torneios de várias mesas de 200 ou 150-300 Buy-Ins! As pessoas sobrevalorizam o seu edge e subestimam muito a variância do formato…

Próxima Semana
Neste momento estou virado para HU SNG Turbo para aprender e 6-max hyper/turbo para construir banca, com uma ocasional sessão de MTTs Turbos ao fim-de-semana para variar.

Já tenho visto alguns vídeos de estratégia e tirado notas, então quero rever as minhas notas do formato antes de iniciar a sessão de modo a fazer um aquecimento e se possível rever todas as mãos que jogo depois da sessão para ver onde estou a falhar.

Na próxima semana vou tentar dedicar um mínimo de 2 horas por dia ao Poker e se possível 4 horas para depois escrever um post a contar como foi a experiência!

Que vos parece? Deixem um comentário no facebook por favor!