Quem me segue mais assiduamente, sabe que em 2019 fiz uns streams e publiquei um livro. No entanto, isto é apenas o produto a curto prazo do meu trabalho. Neste post quero falar um pouco sobre os meus processos e o que podem esperar de mim em 2020.

Livro

Vou começar por falar sobre o livro “Torneios de Poker“, já que provavelmente foi o que gerou mais atenção e teve mais impacto na vida dos meus seguidores.

Em 2019 já tinha uma parte razoável do livro escrita quando o ano começou, mas era a parte mais fácil, a parte que eu me sentia mais confortável a escrever. Como tal, tive de investir muito tempo para pesquisar, aprender, simplificar e finalmente escrever o que não me sentia confortável! Só a parte do Heads-Up foram umas semanas de trabalho, mas foi fantástico ler o feedback no Discord do primeiro leitor a terminar o livro, com uma especial menção a essa parte onde investi mais tempo!

Alguns amigos perguntaram como me senti depois de terminar o livro e a minha resposta foi… “Aliviado!”. Normalmente ficam surpreendidos por esta resposta e esperam algo mágico do género “Foi a melhor coisa de sempre e agora sim vou ser realmente feliz”, mas na realidade, embora tenha tido a satisfação de cumprir mais um objectivo importante, já tenho mais objectivos traçados que exigem o meu trabalho e dedicação e o tirar o peso de cima que era ter o manuscrito “quase acabado”, foi mesmo um alívio muito grande! Só para explicar melhor esta questão do “peso em cima”…

Eu escrevi o livro sozinho, com algum feedback de alunos e amigos jogadores profissionais, mas antes de enviar para o editor, tive que ler várias vezes o livro todo, sim…, as 304 páginas do livro, verificar que não tinha erros de ortografia, erros técnicos e numa fase final que os conceitos estavam bem ligados e que as dependências batiam certo. Era muita coisa carregada na minha cabeça!

E sim…, eu sei que passou um erro na página 33 onde não é suposto termos um flush, mas definitivamente não está nos planos voltar a escrever outro!

Streams

No ano passado, uma grande diferença para mim foi a forma como encaro os streams. Em 2015-2016 era algo que eu não gostava de fazer, porque não estava minimamente relacionado com os meus objectivos da altura e dava imenso trabalho para um retorno mínimo.

Em 2019 foi diferente, talvez por eu ser um pouco diferente, ter objectivos diferentes e a tecnologia ter avançado bastante. Com o Streamlabs OBS, o StreamDeck e pessoas a darem-me apoio nos gráficos e nos clips, passei a conseguir automatizar imensas das tarefas que fazia no stream. Isto permite-me gastar menos tempo nas tarefas extra-stream, focar-me mais no stream e produzir um produto final com muito mais qualidade.

Para 2020, vou continuar a aumentar a qualidade e regularidade dos streams, sendo o objectivo fazer entre 3 a 5 por semana!

Poker

A nível de Poker, meti pouco volume e acho que houve uma diferença grande nos resultados do primeiro semestre do ano para o segundo semestre!

No primeiro semestre estive a ver o curso Master Class do Raise Your Edge e a estudar bastante, ao passo que no segundo semestre dediquei o meu tempo de trabalho off-stream quase todo a finalizar e publicar o livro. Acho que dá para ver a diferença!

De qualquer modo, se tivermos em conta que joguei “ao fim de semana”, foi um excelente resultado!

Deixo aqui também algumas estatísticas que sei que há malta que gosta:

Tenho estado a organizar a minha vida para em 2020 trabalhar mais regularmente no meu jogo. Como já disse, vou também aumentar o número de dias em que faço stream e como tal, o meu volume de jogo. Não penso jogar fora do stream, pois, se for para jogar, é para partilhar a experiência com quem me segue!

Conversas de Poker

Durante o ano passado tive alguns convidados muito interessantes nas Conversas de Poker:

Também passei a ter o podcast no Spotify e as Conversas divididas por perguntas no Youtube.

Para 2020, ainda estou a acabar de organizar alguns detalhes, mas o plano será fazer mais entrevistas.
Deixa um comentário com quem gostavas que eu entrevistasse!

Redes Sociais

Nos últimos anos tenho falhado muito no conteúdo para as redes sociais, mas 2020 vai ser diferente, vou ter conteúdo nas várias redes sociais regularmente e podes-me seguir nas que usares!

Os conteúdos são sempre ajustados às redes e vou ter giveaways diferentes em redes diferentes, pelo que se não quiseres perder mesmo nada, recomendo seguir o máximo possível:

Coaching

No ano passado trabalhei directamente com 14 alunos, gostei bastante de ensinar e acabou por ser mais uma fonte de rendimento.

Ao início eu ficava sempre um bocado nervoso antes das sessões “será que vou conseguir acrescentar valor ao aluno?” e também me sentia cansado depois das sessões. O nervosismo passou naturalmente e agora depois de várias sessões bem sucedidas, a minha forma de pensar é “tenho de gastar 30-60 minutos a preparar a sessão, tenho de continuar a trabalhar no meu jogo constantemente e vou conseguir sempre acrescentar valor aos meus alunos”. Em relação ao cansaço pós-coaching, mencionei este problema ao meu mental-coach (Jared Tendler) e a conclusão a que chegámos é que eu fico um pouco cansado, porque eu acabo por quase sempre também aprender qualquer coisa com os meus alunos. Frequentemente aprendo uma forma diferente de pensar numa jogada que nunca tinha pensado antes!

Em 2020 ainda vou continuar a dar coaching e até ao final de Fevereiro, estou a oferecer uma cópia assinada do meu livro para quem comprar um pacote de 3 sessões. No entanto, se começar a ficar muito apertado de tempo, acho que a tendência será eventualmente aumentar os preços e talvez mais à frente deixar de dar coaching.

Saúde

Embora nos meus valores, meta saúde como o #1, confesso que em alturas de muito trabalho, maus horários de sono e por vezes noites sem dormir, falhei bastantes vezes no treino e no que considero ser uma alimentação correcta em 2019.

Ainda não consegui encontrar o tipo de treino certo para fazer antes dos streams, porque quando treino fico sempre um pouco cansado e como dou sempre tudo nos streams, muitas vezes preciso de todas as energias que posso guardar para fazer um bom stream. No entanto, é algo que vou continuar a experimentar, testar e eventualmente vou encontrar uma boa solução para mim!

Isto é super cliché e deve ser das frases mais escritas na Internet em Janeiro, mas com sinceridade digo que em 2020 vou ser mais rigoroso no exercício físico, na dieta e na meditação!

Lembro-me do Tim Ferris dizer que começou a meter a saúde primeiro e com isto quer dizer que metia o sono e o exercício a cima de tudo o resto, incluindo faltar a reuniões se necessário. Acho que ainda não estou no nível em que posso simplesmente faltar a reuniões por não ter tido tempo para fazer o meu treino, mas dentro do possível, vou tentar fazer o treino logo ao início do meu dia e deixar o trabalho para depois do treino.

Família

Foi um ano muito intenso a nível familiar.

Por um lado, faleceu o meu avô a quem dediquei o meu livro e isto para além de ter sido difícil a nível emocional, afectou todas as interacções familiares e sentiu-se bastante a falta dele.

De certa forma, sinto que o meu avô continua a estar presente na minha vida, mas é uma sensação que não consigo explicar muito bem. Algo que também não consigo explicar é o livro que dediquei a ele, ter sido publicado no primeiro aniversário que não celebrou, sendo que só me apercebi disto uns dias depois…

No outro lado da moeda, o ano passado ainda começou comigo em casa a tomar conta da minha filha a tempo inteiro em Janeiro. Em Fevereiro ela foi para a escola e comecei a ter mais tempo para trabalhar nos meus projectos. O que me apercebi é que simplesmente não tenho o tempo que tinha antes para trabalhar e parece que o dia agora tem menos horas. Na realidade tenho menos 2-4 horas/dia, porque é o tempo que dedico a tomar conta dela nos dias em que vai para a escola. Durante a noite nem sempre consigo dormir o que pretendo, porque ela às vezes acordava durante a noite e às vezes simplesmente acordava muito cedo. Mas, quando a vejo a sorrir tudo vale a pena!

Em conjunto com a Kat, tivemos que nos ajustar a esta nova realidade e dividir as tarefas pelos dois de modo a ela conseguir fazer as coisas dela e eu as minhas. É um desafio e muitas vezes para podermos trabalhar, tivemos que pedir por favor a alguém para vir tomar conta da pequenina ou contratar uma babysitter.

Há menos horas todas os dias, o que quer dizer que tivemos que cortar no que era supérfluo, há menos certezas relativamente ao tempo que temos disponível, pelo que tivemos que nos organizar melhor, mas há mais alegrias todos os dias, pelo que não precisamos tanto de factores exteriores para nos sentirmos bem!

Conclusão

2019 foi um ano em que criei rotinas e ligações importantes, fui reinvestindo todo o dinheiro que fui ganhando para criar mais e melhor conteúdo para quem me segue. Em 2020 vou continuar esse caminho, agora com mais recursos e com muitas das sementes que plantei a germinarem. Espero contar contigo para este próximo nível!

5 comentários

Publicar como

  • DF
    Diogo Ferreira

    Bom post! Que 2020 corra ainda melhor do que esperas!
    Abraço André

  • Apesar de este ano não estar acompanhar a 100% desejo te o melhor … e vai ser um ano muito bom:)

    • Muito obrigado por todo o apoio Ângela!
      Espero que o teu ano também vá ser muito bom! =)

  • Olá André,
    Já te sigo já algum tempo, tens feito um grande percurso no poker e não só, como vê o poker nacional, achas está melhor, mudou muito, ser como antigamente, andas destas leis e o que no teu ver podia melhorar?
    Abraço