Para me concentrar a escrever, preciso de estar sozinho, sem obrigações e sem distracções. Já ando há cerca de uma semana a adiar a escrita do post, porque parece que nunca é uma boa altura para escrever e há tanta coisa para escrever, que parece uma tarefa pesada e difícil. Mas, não é bem procrastinação, porque o tempo que podia ter gasto a escrever o post, foi gasto em streams, estudo, coaching, meditar, etc

Na realidade, ainda não me consegui adaptar a 100% a esta realidade em que tenho substancialmente menos tempo. Sei que a solução é fazer uma lista das tarefas que tenho/quero fazer e clarificar a ordem/prioridade com os meus objectivos e valores. No entanto, isso também gasta tempo e não há aqueles tempos mortos no comboio, ou no avião, onde metemos os auscultadores e podemos pensar no que quisermos, abstraindo do mundo. Há tempos em que tenho que estar atento à minha filha, tempos onde vou fazendo as tarefas que tenho que fazer e tempos em que estou a dar atenção a alguém importante para mim.

Vou tentar explicar em detalhe o que aconteceu na segunda fase da Quarentena e como nos ajustámos aqui em casa, de modo a perceberem os dois primeiros parágrafos.

Horários

No post anterior, mencionei que a Kat estava a trabalhar 7 horas por dia, 5 dias por semana a partir de casa e todos os desafios que tivemos a conciliar o trabalho com tomar conta da nossa filha de 2 anos. Depois, começou a trabalhar 8 horas por dia em vez de 7 e assim de repente, desapareceram mais 5 horas semanais.

Quando terminei os meus compromissos de streams, deixei de fazer streams depois de estar a tomar conta da minha filha 7-8 horas por dia. Não tinha sentido continuar a acordar às 7-8 da manhã, estar com a minha filha até às 16-17 e depois ainda ter que estar a trabalhar até 1-2 da manhã vários dias seguidos. Estava a perder dinheiro a jogar e a sacrificar a minha saúde só para manter regularidade de streams.

Acho que Qualidade é mais importante do que Quantidade e mudámos o nosso planeamento semanal.

Continuei a tomar conta da pequenina até à Kat acabar de trabalhar e na maior parte dos dias, dou também o banho e meto-a a dormir, para a Kat ter um bocadinho de tempo para ela.

Normalmente tenho 4 horas para trabalhar concentrado até à hora de meter a pequenina a dormir. Depois estou um bocadinho com a Kat antes nos irmos deitar, ou já estamos os dois de rastos e vamos dormir.

Houve uma vez que eram 22:00, estávamos os 2 na sala com a pequenina e o diálogo foi assim

  • André: Já me ia deitar.
  • Kat: Eu também!

Entretanto andava a nossa filha cheia de energia a correr pela sala e sem vontade nenhuma de ir dormir!

Digamos que ela não é muito fã de fazer o mesmo horário todos os dias e há uma margem de 2 horas para a hora de acordar de manhã, ir dormir à noite, para a sesta e às vezes nem faz sesta, o que quer dizer que quem fica com o turno da tarde, tem que ter 10x mais paciência!

Quem tem filhos pequenos em casa, entende…

Exercicio Físico

Embora não dê para me concentrar a escrever posts como este, ou a ver vídeos do Raise Your Edge durante as manhãs quando tenho o meu turno de “Baby-Sitting”, dá para fazer exercício físico, porque ela está em segurança e dá para manter “um olho” no que está a fazer.

Como não tenho feito massagens, passei a sentir-me regularmente tenso em algumas áreas onde habitualmente tenho mais tensão. Passei a fazer muito mais tempo de alongamentos e tenho-me sentido muito melhor, pelo que os alongamentos diários já não passo!

A nível de exercício, como tenho treinado na sala, deixei de treinar com pesos e tenho só feito treino com o peso do corpo e elásticos. Tenho gostado bastante! Sinto que é um treino mais natural e como o meu objectivo é manter flexibilidade e mobilidade, provavelmente não preciso de pesos.

A única excepção, tem sido quando faço agachamentos, às vezes faço com cerca de 14KG nos ombros e tenho ajuda na contagem até 20. Embora quando cheguemos ao “6”, passamos logo para o “8”, o que implica uma atenção extra para me lembrar do “7”!

Wim Hof

No último Post, mencionei que tinha começado a fazer um curso do Wim Hof.

Não tenho conseguido fazer o curso todas as semanas, por causa das restrições de tempo e prioridades, mas tenho feito praticamente todos os dias banhos de àgua fria e os exercícios de respiração. Tanto faço os exercícios de respiração e alongamentos para ganhar energia antes de trabalhar e nos intervalos do Poker, como faço os exercícios de respiração para relaxar depois dos Streams.

No fundo descobri que tenho muito mais controlo sobre o que se passa dentro do meu corpo a nível hormonal, do que eu pensava e isto tem tido um impacto muito profundo na minha qualidade de vida.

Quero recomendar estes cursos a todos os que estiverem abertos à ideia e agradecer ao Pedro Guedes pela recomendação!

Deixo-vos as entrevistas do Joe Rogan com o Wim Hof:

Layout

Houve um Sábado onde estava bem classificado num torneio e sempre que passava para um patamar superior de prémio no torneio, apontava no Excel que tenho com os meus resultados, para actualizar os valores Diários, Mensais e Anuais no Stream.

O que reparei, foi que sempre que actualizava o valor diário, estava a olhar para este valor para ver se já estava pelo menos Break-Even (sem estar a ganhar, ou a perder). Na altura, aquilo foi normal, porque já há meses que andava a fazer isto, mas quando acordei no Domingo de manhã, pensei “Que é que estou a fazer?” e ficou muito claro que estava a fazer uma asneira gigante!

Comecei a meter os resultados diários, porque muitos seguidores me pediram. “O Streamar X e o Streamer Y estão a fazê-lo” foi o que disseram na altura e tento ser flexível e agradar a quem me segue, já que valorizo muito os meus seguidores.

No entanto, estar sempre a ver os resultados da sessão é algo que nenhum bom jogador online faz, porque o valor informativo é nulo, estamos a gastar tempo e atenção em algo irrelevante e pode condicionar o nosso estado psicológico e as nossas jogadas.

Tenho que estar a olhar frequentemente para o layout, para ver se estou a mostrar a mesa certa e sempre que olhava, acabava por ver os resultado. Isto é terrível a nível emocional!

A única coisa que importa para mim a nível da minha banca, é saber quanto dinheiro tenho na conta, para saber que limites posso jogar, mais nada!

Decidi então nesse mesmo dia tirar do Layout do Twitch os resultados e deixar de actualizar o Excel. Foi como estar habituado a correr com pesos no corpo todo e de repente poder correr só com o peso do corpo…

Poker

Tornou-se bastante claro durante estas semanas onde andei a jogar sem dormir o suficiente que a diferença entre o meu A-Game e o meu C-Game era demasiado grande.

No fundo passei muito tempo a aprender conceitos novos, mas não passei tempo suficiente a criar o hábito de aplicar cada um desses conceitos, então quando estou mais cansado, simplesmente não os consigo aplicar, porque ainda não são uma rotina e exigem demasiada atenção/energia.

Para quem está fora do Poker, imaginem que vão ao ginásio 3x/semana durante 1 ano, mas que durante esse ano, fazem sempre exercícios diferentes. Se vos pedir para fazer o exercício X sem vos mostrar como se faz, provavelmente não se vão lembrar da postura correcta para o fazer. É preciso fazer o mesmo exercício algumas vezes até conseguirmos memorizar a forma.

Tive algum tempo a pesquisar sobre o assunto no “Mental Game of Poker 2” e depois tive uma sessão com o Jared, já preparado para falar em “inchworms” e os outros termos técnicos. Expliquei o meu horário, a minha situação e os meus objectivos e ele ajudou-me a traçar um plano para melhorar o meu C-Game.

A ideia vai ser estar 1-2 meses a estudar cada tema a fundo, onde tudo o que vejo a nível teórico, nível prático, revisão de mãos e objectivos de aplicação na sessão, é deste tema. No mês seguinte, ainda vai ter uma percentagem pequena no tema, mas a ideia é ir baixando essa percentagem em cada mês que passa e focar-me em novos temas.

A nível semanal, ele fez um plano para mim baseado no meu horário, onde tenho tempo para estudar ao final do dia nos primeiros dias da semana e jogo mais ao fim-de-semana e tem funcionado muito bem para mim. Nos primeiros dias da semana, começo pela teoria:

  • Vejo vídeos teóricos e tiro notas.
  • Organizo as minhas notas e simplifico os temas no papel (AKA Word).

Depois nos dias seguintes ficam um pouco mais práticos, mas ainda fora das mesas:

  • Vídeos de revisão de mãos
  • Revisão de mãos

Por fim tenho os dias onde jogo e aí tenho feito o seguinte:

  • 1 Hora de revisão de mãos antes de almoçar e/ou descansar.
  • 15-20 minutos de aquecimento a pensar em mãos antes da sessão.
  • 5 minutos só a preencher um formulário de Mental-Game.

Nos 15-20 minutos de aquecimento, ele disse que era um bocado como antes de um jogo de Basket os jogadores aquecem a mandar as bolas ao cesto, mas que não é importante acertar, o importante é aquecer. Então, tenho usado uma aplicação chamada DTO só para me dar algumas situações para pensar e não me preocupo muito com os resultados (a menos que tenha mandado a bola para trás, que às vezes acontece…).

Decidi começar pelos temas que me pareceram “mais fáceis” e comecei pelo Pós-Flop em posição. Tenho estado a ver os vídeos do RYE e feito os exercícios que o BenCB recomenda. Já tinha visto o curso todo antes, mas nesta segunda vez está a ser diferente, porque antes não tinha bem noção dos ranges pré-flop e tinha menos experiência no formato. Desta vez, como já entendo melhor os ranges, já consigo analisar mais rapidamente as situações e como já enfrentei mais dificuldades nas mesas, já consigo apanhar nuances no curso, que antes não apanhava.

Ao fim de uma semana desta rotina de estudo, notei um impacto gigante nos temas que andei a estudar. Uma das coisas mais óbvias, era que às vezes quando estava concentrado numa mesa, nas outras esquecia-me de fazer apostas que eram obrigatórias e no fim de semana passado isso não aconteceu! Outra coisa, foi que já consigo pensar de forma muito mais estruturada de qual deve ser o valor dessas apostas e quais são os casos em que não as devo fazer.

Isto foi só numa semana de estudo, imaginem num ano…, imaginem numa década! Ainda vão ouvir falar de mim! 😉

Uma coisa que o Jared me avisou, foi que o resto do meu jogo ia degradar-se um pouco enquanto estava concentrado num tópico e a parte onde senti que piorou mais, por acaso foi a parte mental. No primeiro Sábado, esqueci-me completamente de marcar mãos para rever e de injectar lógica quando tinha uma badbeat (ler uma frase que tenho pronta para me ajudar). No Domingo já tive com mais atenção a isso e felizmente tenho mãos marcadas para rever esta semana!

Conclusão

Numa coisa tinha razão…, tinha muita coisa para escrever!

Acho que tenho passado 80% do tempo algo desconfortável, sempre a tentar crescer e encontrar a melhor forma de lidar com os problemas que vou encontrando no dia-a-dia. No entanto, nos outros 20% quando encontro as soluções sinto que vale a pena e sei que a longo prazo vou ser mais feliz assim. Gastei cerca de 2 horas a escrever este post, que podiam ter sido horas de estudo, mas espero que gostem desta partilha, que incluí os desafios que vou enfrentando e os pequenos diamantes que vou encontrando pelo caminho na forma de soluções.

Obrigado pela leitura! 🙂